GeralSaúde

Um sonho que sai do papel: Unidade Básica de Saúde do Cristo Rei é entregue à população

Inauguração ocorreu neste domingo (19) e ESF funcionará a partir desta segunda-feira, atendendo reivindicação de moradores há muitos anos

Ângelo Lucas Klein, morador há quase 40 anos do bairro Cristo Rei, é um dos muitos que vinha sofrendo com a falta de um posto de saúde na comunidade. Para ter acesso a um atendimento, era necessário se deslocar até a unidade básica de saúde do bairro Vila Nova, do outro lado da SC-108, tendo que correr o risco de atravessar pela rodovia e percorrer por muitos quilômetros até chegar lá. Mas a partir desta segunda-feira (20), a realidade será diferente – foi inaugurada neste domingo (19), a Unidade Básica de Saúde do bairro Cristo Rei, atendendo a reivindicação de todos os moradores de que há muitos anos aguardavam por isso.

“Para irmos até a unidade de saúde do bairro Vila Nova era um transtorno, tínhamos que ir de madrugada; e hoje aqui teremos um posto de saúde bem pertinho de nós, vai ficar muito bom”, comenta Ângelo. O ato de inauguração contou com a presença de autoridades da administração municipal, profissionais da saude, vereadores e comunidade.

“Este era um sonho de muito tempo, estamos sendo beneficiados, tenho muito a agradecer por esse privilégio de termos o posto de saude aqui”, declara o presidente da Associação de Moradores do bairro Cristo Rei, Nivaldo de Freitas.

Em torno de 1300 pessoas serão atendidas nesta unidade de saúde a partir desta segunda-feira. A equipe será composta por um médico generalista, um enfermeiro, um técnico de enfermagem , um recepcionista, uma higienizadora e três agentes comunitárias de saúde. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A enfermeira responsável pela unidade de saúde, Mascilene Benedet, explica que os atendimentos odontológicos e sala de vacinação ainda continuarão no ESF do bairro Vila Nova, mas os demais atendimentos estarão disponíveis no Cristo Rei. “Pedimos a compreensão da população, nesta primeira semana o atendimento será em livre demanda e posteriormente estaremos comunicando como será o agendamento”, pontua.

O secretário de saúde do município, Sidney Duarte de Oliveira, lembra de quando passava pelas casas dos moradores do bairro e conta que esse era um pedido de muitos anos. “É de suma importância e garantimos a população que atenderíamos a esse pedido, estou emocionado por estarmos entregando essa unidade de saúde”, salienta.

O prefeito Fernando de Fáveri afirma que o espaço onde a unidade está funcionando atualmente é alugado, no entanto a administração municipal tem o objetivo de, num futuro próximo, transferir essa unidade para uma sede própria.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo