GeralSaúde

Covid-19: Taxa de ocupação de UTI é de 62,4% em SC

O novo Coronavírus causou 19.360 óbitos no estado desde o início da pandemia.

O número de pacientes com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina, segundo dados divulgados no dia 6 de outubro, são de 1.197.398, sendo que 1.170.456 estão recuperados e 7.582 continuam em acompanhamento. O novo Coronavírus causou 19.360 óbitos no estado desde o início da pandemia.

A taxa de letalidade atual é de 1,62%. Atualmente, há 1.420 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 886 estão ocupados, sendo 325 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 62,4%.

Em Timbó, o Hospital de Maternidade Oase que é referência na macrorregião para atendimento de pacientes acometidos pelo vírus da Covid-19, informou que ontem, dia 7 de outubro estava com quatro pacientes internados na UTI Covid-19 (um de Blumenau, dois de Rodeio e um de São Francisco do Sul), dos 37 leitos contratualizados com o Ministério da Saúde, e três pacientes na Clínica Covid-19 (um de Pomerode, um de Presidente Getúlio e um de Rodeio).

Vacinação

O estado iniciou no dia 6 de outubro, mais uma etapa da Campanha de Vacinação contra a Covid-19, com o envio da primeira remessa de vacinas para a dose de reforço nos trabalhadores da Saúde. A aplicação nestes profissionais foi autorizada pelo Ministério da Saúde (MS) considerando a possibilidade de amplificação da resposta imune e adequação do esquema vacinal devido a maior exposição deste grupo à doença.

A dose só será aplicada naqueles que tenham completado o esquema vacinal inicial com as duas doses ou a dose única da vacina há pelo menos seis meses e a vacina utilizada será, preferencialmente, a Pfizer. Para o início da aplicação do reforço nos profissionais da Saúde estão sendo enviadas aos municípios catarinenses o total de 85.314 doses da vacina Pfizer.

Além das doses dos trabalhadores da Saúde, o Estado também está distribuindo outras 377.515 doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação da segunda dose (D2). Serão enviadas 30.580 doses da CoronaVac, 138.675 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 208.260 doses da Pfizer. Importante lembrar que os intervalos de aplicação da segunda dose são de 28 dias para a CoronaVac, 10 a 12 semanas para a AstraZeneca/ Fiocruz e 8 semanas para a Pfizer.

Em Timbó, a Secretaria de Saúde informou que recebeu as doses da vacina AstraZeneca para aplicar a segunda dose nas pessoas que tomariam no dia 2 de outubro, que foi cancelada. Quem tem na carteira de vacinação o retorno da segunda dose para dia 2 de outubro, deve ir hoje, dia 8 de outubro, das 8 às 11h, junto ao Salão da Igreja Matriz Santa Terezinha, local que está sendo utilizado para a realização da vacinação.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Timbó, Michelle Tamara Zilse Stolfi informou ainda que se o município receber mais doses de vacina poderá adiantar outras datas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo