Criado em 2014, o Projeto SAMAE na Escola tem sequência neste ano, mobilizando 12 educandários da área urbana e da zona rural da Rede Pública Municipal de Araranguá. A ação é resultado da parceria entre Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto e Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes.
Em decorrência da pandemia e da escassez de datas disponíveis no calendário letivo no fim de ano, a organização está entregando a premiação – garrafas de água temáticas, doces e certificados – diretamente nas escolas. A coordenadora do Projeto SAMAE na Escola, Paula Rezena, realiza visitas agendadas, por isso as entregas serão feitas de maneira gradativa.
Nesta edição do evento houve a seleção de 38 trabalhos, que receberão certificados e brindes-surpresa, além de garantirem o direito de participar, em 22 de março do próximo ano – Dia Mundial da Água – do sorteio de duas bicicletas. Estudantes do 1º ano fizeram desenhos, enquanto alunos do 4º ano redigiram redações sobre o tema “A importância da água e do meio ambiente”. Na opinião de Paula Rezena, os trabalhos apresentaram muita qualidade e criatividade. “A premiação foi uma maneira de incentivar a participação da classe escolar. O maior objetivo, entretanto, foi alcançado: despertar a conscientização ambiental nas crianças, adolescentes famílias e comunidades. Neste sentido o apoio dos professores foi fundamental”, elogiou.
A coordenadora também destacou que nos próximos dias e semanas, a entrega dos prêmios será feita em mais educandários.
Confira a entrega da premiação feita aos estudantes da Escola Básica Municipal (EBM) Jardim das Avenidas:
Desenho:
– Isabela de Souza Felisberto – 1º A
Profª. Pedra Araujo
– Lyra da Cruz Farias – 1º B
Profª. Pedra Araújo
– Bernardo Campos da Silva – 1º
Profª. Celma Ana Borges Cristiano
– Ysys Matias Joaquim – 1º D
Profª. Celma Ana Borges Cristiano.
Redação:
– Rafaela Cardoso de Borba – 4º A
Profª. Conceição Pereira José
– João Pedro Selau Martins
Profª Bruna Alves da Rosa