A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de Balneário Arroio do Silva pede a colaboração e ajuda dos moradores e veranistas para manter a cidade limpa. A secretaria de obras tem realizado trabalho de limpeza urbana, mas com a proximidade da alta temporada aumenta o número de lixo e entulhos nas ruas, beira da praia e demais espaços públicos. O trabalho de limpeza é realizado constantemente, mas muitas vezes acaba sendo desfeito em seguida com a falta de colaboração da população.
“Gostaríamos de pedir a colaboração e ajuda para mantermos a nossa cidade limpa. Quando tiver em seu terreno galhos de árvores, restos de construção e demais entulhos, por favor, contrate um tele entulho para colocar estes restos de materiais. Não faça da frente de sua casa um lixão, colabore com a limpeza da cidade”, frisa o secretário de planejamento urbano, Jorge Luiz Freitas.
Os trabalhos de limpeza urbana são realizados diariamente ao longo da extensão da cidade e a Prefeitura pede a colaboração de todos para manter a cidade limpa e organizada. A coleta de lixo é mantida pela prefeitura, mas os entulhos (restos de construção, galhos, móveis, etc) são de responsabilidade de cada morador.
Além disso, o depósito de lixo em terrenos baldios também não é permitido.
Proibido animais de grande porte em vias públicas
Outra situação mais frequente é a de animais de grande porte, como bois e cavalos, soltos em vias públicas. É proibido manter animais soltos, tendo em vista que põe em risco a vida do animal e dos motoristas e pedestres.
Nestas situações, a secretaria de planejamento urbano pede a colaboração dos proprietários para que mantenham seus animais com segurança; além de pedir a colaboração dos moradores para denunciar caso identifique situação irregular.
A população pode fazer a denúncia no telefone 48 99125 9661 que o animal de grande porte é apreendido e levado para local adequado e com os devidos cuidados até que o proprietário (que será notificado) regularize a situação e busque o animal.
Lembrando que a apreensão é feita somente de animais de grande porte, como bois e cavalos.