Política

Giro pelas comarcas: fóruns reabrem e movimento é tranquilo no primeiro dia após recesso forense

Movimento deve ser intensificado na próxima segunda-feira (10/1).

A sexta-feira (7/1) marcou o retorno do expediente no Tribunal de Justiça e nas 111 comarcas espalhadas pelo Estado. Na maioria dos fóruns, o movimento foi considerado tranquilo e dentro da normalidade. “Como hoje é uma sexta-feira e muita gente ainda está em férias a procura dos advogados, a entrada de petições está bem reduzida. A nossa perspectiva é que a partir de segunda-feira haja uma retomada gradual das atividades. Mas hoje está bem tranquilo”, ressaltou o juiz Lenoar Bendini Madalena, diretor do foro da comarca de Blumenau.

Ainda de acordo com o magistrado, não houve registros de incidentes no primeiro dia de volta das atividades do Fórum de Blumenau e apenas os servidores que já atuavam presencialmente, no sistema de rodízio, compareceram ao trabalho presencial.

No Fórum de Chapecó, o movimento também transcorreu dentro normal, com a apresentação de cerca de 12 apenados e o reinício dos serviços de cartórios e processos. Movimento deve ser intensificado na próxima segunda-feira (10/1).

Na comarca de Criciúma, o primeiro dia de retorno do judiciário está pouco movimentado. De acordo com Pauline Elias, que trabalha na Secretaria do Foro, o movimento será maior na segunda-feira (10), quando as pessoas que estão sendo acusadas em suspensão condicional precisarão comparecer para assinar a certificação de que não mudaram seus endereços e para justificar suas atividades.

Os atendimentos no Fórum de Criciúma seguem sendo feitos por agendamento. O cartão de vacinação com as duas doses ou um teste de Covid-19 feito com 72 horas de antecedência é exigido para a entrada. Na comarca de Curitibanos, o retorno também aconteceu de forma tranquila, seguindo com suas atividades normalmente, tanto para os servidores que estão exercendo suas funções de forma presencial, quanto para os de forma remota.

Já na comarca de Joinville, o primeiro dia de atividades após o recesso forense foi de movimento, principalmente nos serviços das varas Criminais, da família, de assistente social e oficialato da Infância. A orientação aos jurisdicionados é para que os atendimentos presenciais no fórum sejam previamente agendados afim de evitar aglomerações, uma vez que a cidade vive novo aumento de casos de pessoas com sintomas gripais.​​

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo