Mirante do Parque Ecológico deve ficar pronto no próximo mês
Em breve o Parque Ecológico Municipal Thomaz Pedro Rocha, em Maracajá, terá mais um atrativo aos visitantes. Um mirante de 20 metros de altura iniciado em novembro do ano passado, deve ser concluído ainda no próximo mês.
Essa é a informação do Diretor de Meio Ambiente e Turismo, Dilnei Fausto Borges, que responde pelo parque, enquanto o Secretário Geraldo Leandro está de férias.
“Além da construção do Mirante, a ponte pênsil também está passando por revitalização total, e ja está quase concluída. A ponte que tem aproximadamente 20 anos, só não será substituído os pilares e cabos de aço”, afirma Borges. Ele conta que a ponte pênsil, tem cerca de 55 metros de percurso, e é um dos atrativos mais visitados no parque. O valor investido com recursos próprios é de quase R$ 180 mil.
A intenção segundo o prefeito Anibal Brambila, que visita a obra duas vezes por semana, é construir futuramente uma tirolesa no local. “Será mais um atrativo em nosso parque, onde os visitantes poderão ter uma visão panorâmica do local, apreciando de cima toda beleza que o local tem”, disse o prefeito.
O objetivo da Administração Municipal e da Secretaria de Meio Ambiente é integrar novas opções de lazer, com a natureza e a tranquilidade que o Parque Ecológico oferece aos seus visitantes.
“O Parque recebe em média mil pessoas por final de semana, e com esse público, precisamos manter o local atrativo, pois hoje neste segmento somos únicos na região Sul Catarinense”, frisa o diretor. O Parque Ecológico é uma opção para quem quer passar um dia em meio a natureza, desfrutando de toda infraestrutura que o espaço oferece. “Maracajá tem um grande potencial em mãos, e nós enquanto gestores vamos continuar investindo, buscando sempre melhorar, para cada vez mais atrair turistas e consequentemente gerar desenvolvimento econômico para o município”, finalizou o prefeito Brambila.
O Parque Ecológico está localizado em uma área de 112 hectares de Mata Atlântica original e possui uma grande infraestrutura como: Centro de Eventos, com capacidade para 800 pessoas; trilhas suspensas com aproximadamente 1,3 mil metros; ponte pênsil, que por meio dos 55 metros de percurso, o visitante pode ter uma visão do entorno do lago; lanchonete, que funciona diariamente, quiosques equipados com mesas, bancos, churrasqueiras e pias. E também um Parque Infantil no estilo rústico. Além disso, também disponibiliza de churrasqueiras coletivas, que estão espalhadas pelo local.
O Parque Ecológico também sedia o 10º Pelotão da Polícia Militar de Proteção Ambiental, que teve sua instalação nas dependências do parque em maio de 2004.