Política

Câmara de Criciúma aprova projetos do executivo

O recurso obtido também será revertido para a comunidade do bairro Progresso.

Os parlamentares aprovaram na Sessão Ordinária desta terça-feira (15) quatro Projetos do Executivo (PE) e um Projeto de Lei Complementar do Executivo (PLC-EXE). A primeira aprovação foi do PE n° 2/2022 que autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a desafetar e alienar bens imóveis situados no Bairro Vila Floresta II. Os recursos obtidos com essa cessão das áreas serão revertidos para a comunidade.

A segunda aprovação é uma autorização para que um imóvel no bairro Progresso tenha desafetação e alienação da propriedade. O recurso obtido também será revertido para a comunidade do bairro Progresso.

O PE n° 4/2022 que também foi aprovado na Sessão concede autorização para abertura de crédito especial. O ajuste foi feito devido a extinção da Fundação do Meio Ambiente (FAMCRI) e criação da Diretoria Municipal do Meio Ambiente de Criciúma.

Você pode conferir mais sobre esse Projeto através do link: https://bit.ly/3HUVI6G

Também foi aprovado na Sessão o PE n° 6/2022 que altera o artigo 2° da Lei n° 8.061 de 21 de dezembro de 2021. A alteração, conforme o projeto, é dada a autorização ao Executivo para ceder ou vincular em garantia, as receitas e parcelas de quotas do Fundo de Participação do Município (FPM).

Por fim, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar do Executivo n° 3/2022 que altera o valor do cargo de Superintendente de Operações, insere o cargo de Diretor Cultural, cria cargos de engenheiro elétrico e insere previsão de afastamento ao art. 111 da Lei Complementar 12/1999.

O PLC pode ser conferido na íntegra através do link: https://bit.ly/3BnMcXq

UPA 24h do Rio Maina já tem nome definido

Foi aprovado em plenário o Projeto PE 7/2022 que denomina José Marcomin, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h do Rio Maina, localizada na Rua Santos Uggioni, Distrito do Rio Maina.

A intenção é reconhecer e homenagear ilustre cidadão de Criciúma que teve uma vida dedicada a comunidade. Filho de imigrantes italianos que vieram ao Brasil por volta de 1890, nasceu em 9 de setembro de 1921, na localidade de Rio Morto, Meleiro. Em 1956, veio com a esposa e a filha Eralda para Criciúma, residindo no bairro Estaçãozinha, distrito de Rio Maina.

Inicialmente trabalhou como mineiro de subsolo em minas de carvão, no bairro Metropol. Por volta da década de 1950, com amigos, fundou a empresa de transportes coletivos Auto Viação São João, que fazia as linhas para Turvo, Meleiro, Tubarão, Laguna, Imbituba e Imaruí.

Sempre participou e contribuiu com a comunidade, destacando-se a construção de igrejas no Rio Maina, no Laranjinha e no bairro São José. Teve 11 filhos (nove ainda vivos). Faleceu em 4 de agosto de 2014, com 93 anos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo