Segurança

Plantão Digital traz celeridade e eficiência aos atendimentos realizados durante os plantões policiais

A adoção da tecnologia proporcionou melhor uso dos recursos públicos, diminuindo deslocamentos desnecessários e aumentando a eficiência dos trabalhos policiais.

A Polícia Civil de Santa Catarina implantou o Plantão Digital, uma ferramenta que traz celeridade para os atendimentos realizados durante os plantões policiais, permitindo que os procedimentos possam ser realizados por videoconferência. A adoção da tecnologia proporcionou melhor uso dos recursos públicos, diminuindo deslocamentos desnecessários e aumentando a eficiência dos trabalhos policiais.

Projeto piloto
Foi em 2015, que a Polícia Civil lançou o projeto piloto para oitiva por meio audiovisual nas Centrais de Plantão no Oeste do Estado. O projeto foi um sucesso e, posteriormente, foi ampliado para outras regiões. Atualmente, o audiovisual já é uma realidade institucional.

Como funciona
O Plantão Digital permite que os procedimentos policiais possam ser realizados a distância, por meio de videoconferência. Além disso, o procedimento é gravado e os arquivos de mídias são transferidos para o servidor hospedado na estrutura de Data Center do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), que armazena os arquivos conforme hierarquia e estrutura de pastas dinâmicas, configuradas para uso de cada delegacia ou local de gravação.

Macrorregionais de plantão
Além disso, o Plantão Digital permitiu a implantação das macrorregionais de plantão, que é um projeto institucional da Polícia Civil de Santa Catarina, que já está em execução na Diretoria de Polícia da Fronteira (DIFRON), na Diretoria de Polícia da Grande Florianópolis (DPGF) e na Diretoria de Polícia do Interior (DPOI). O objetivo agora é ampliar para as outras regiões do estado.

Próximos passos
Desta forma, o primeiro passo foi a instalação do Plantão Digital em todo o Estado. Agora, com a implantação das macrorregiões, que permitiu um atendimento mais especializado e com maior qualidade, pois os plantões deixaram de ser de 24 horas e passaram a ser de 12 horas, será possível a criação de mais equipes especializadas para atendimento de locais de crime.

Da mesma maneira que aconteceu nas Polívias Civis de Minas Gerais e do Paraná, a expectativa agora é a implantação das Centrais Digitais de Plantão Remoto, que integram o trabalho de mais de uma macrorregional e visa especializar a situação flagrancial, otimizando assim ainda mais os recursos humanos e financeiros e aumentando a capacidade investigativa da Polícia Civil de Santa Catarina.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo