ObrasPolítica

Governo de Cocal do Sul inaugura Rótula do ceramista

A rotatória localizada na SC-108, no km 359, dá acesso aos bairros Jardim Itália e São João; investimento foi de R$ 172 mil

O Governo de Cocal do Sul inaugurou na noite da sexta-feira (4), a Rótula do Ceramista localizada na SC-108, no km 359, que dá acesso aos bairros Jardim Itália e São João. O investimento total foi de R$ 172 mil reais. Estiveram presentes no ato, o prefeito Fernando de Fáveri, o vice Erik Zeferino, servidores do Executivo, vereadores, além do presidente da Eliane, Edson Gaidzinski Jr. e a comunidade.

A rotatória tem o objetivo de melhorar a mobilidade e fluxo na rodovia sc-108, além de garantir segurança a todos. A viabilidade para a implantação da rótula se fez necessária e urgente principalmente após a inauguração de um novo supermercado na localidade.

De acordo com o prefeito, no dia 4 de agosto de 2021, o Governo de Cocal do Sul recebeu autorização da Secretaria de Estado da Infraestrutura, por se localizar em uma rodovia estadual, para a implantação da obra da rótula. Já no dia 10 de novembro, a Câmara de Vereadores autorizou o município a dar início à obra.

Histórico da cerâmica em Cocal Do Sul

Muitas mãos tocaram o processo de fabricar cerâmica de revestimento na Eliane. Compartilharam sua história com a empresa. Dividiram suas conquistas e o dia a dia, muitas vezes, dividindo também a operação de maquinários tão importantes na criação das peças. Dois deles representam essa jornada, que um dia acaba para todos nós, mas que nunca será esquecida, e sempre será homenageada.

O “carro de queima de biscoito” e a “prensa à fricção” foram adquiridos ainda nos primeiros anos de funcionamento da Eliane Revestimentos, na década de 1960, e alcançaram o merecido descanso para, hoje, lembrarem a memória daqueles tempos.

O carro de queima de biscoito era utilizado para queimar a massa do biscoito em forno túnel. Este, em especial, queimava o revestimento no formato 15x15cm no forno túnel 4, um dos tamanhos mais produzidos na Eliane em forno túnel. Após a queima do biscoito, as peças eram esmaltadas e novamente queimadas, agora para queima do esmalte. Operou na unidade Eliane I, a primeira fábrica do grupo. Foi nesta unidade que “se aposentou”.

A prensa à fricção era utilizada na prensagem de peças refratárias. Essas peças eram utilizadas na construção de fornos cerâmicos. As peças refratárias apresentam uma alta resistência ao calor, justificando o uso desse tipo de material na construção dos fornos. Operava na unidade Refratários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo