GeralSaúde

Mofo e bolor: o que está por trás da umidade na parede?

Explorar a desumidificação inibe a proliferação de microrganismos, evita a deterioração de bens materiais e ajuda na saúde das pessoas.

Existe coisa pior que parede manchada? A causa dessas manchas que surgem na parede é o mofo e a origem dele está na proliferação de microrganismos, que ocorre devido à umidade alta. Esse problema pode ser muito incômodo e atingir residências e escritórios, mas o processo de desumidificação pode ajudar.

A falta de luz e circulação de ar estão entre os fatores que contribuem para o aumento da umidade. O banheiro, mesmo que bem projetado, é um dos cômodos com maior indício de umidade, devido ao vapor causado pelos banhos quentes. Inclusive, é onde os vestígios de bolor surgem com bastante frequência, entre os azulejos.

Pior que a imagem desagradável na parede afetada são os males que a umidade pode causar à saúde das pessoas, como problemas respiratórios e alergias. Segundo pesquisas, mais de 90% dos casos de rinite alérgica e crônica, bronquite e asma devem-se à ação de alérgenos. Pneumonia e sinusite também são exemplos de doenças cujos sintomas são agravados devido à umidade.

A Gerente Geral da fabricante de desumidificadores de ar Thermomatic afirma que muitas pessoas buscam por produtos impermeabilizantes quando precisam solucionar o problema da umidade na parede, mas que essa é uma ação paliativa. “Pintar a parede com tintas impermeabilizantes ajuda, mas não resolve o problema da umidade. As características desses produtos podem inibir a proliferação de microrganismos na parede, mas não resolvem o problema dos que já estão presentes no ar do local”, afirmou Patrícia Apolinário.

Resolver a causa do problema é o primeiro passo para acabar com a umidade na parede. Segundo a gestora, é preciso avaliar qualquer vestígio. “Identificar casos de infiltrações, ainda que pequenas, ou falhas estruturais, rachaduras e falta de vedação contra chuva é essencial. Nesses casos, tudo isso precisa ser solucionado e então, para complemento e manutenção do resultado, aciona-se o uso de desumidificadores no ambiente”, afirmou Patrícia.

O desumidificador de ar é o equipamento responsável por retirar o excesso de umidade do ambiente, mantendo os níveis de acordo com o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é entre 50% e 60%. Isso evita que fungos e ácaros se proliferem.

Questionada sobre o modelo ideal, Patrícia explica que depende do ambiente. “Existem algumas variáveis a serem levadas em consideração no momento da escolha do modelo mais adequado. A metragem cúbica do local, a quantidade de materiais higroscópicos – que absorvem umidade – e a região em que o imóvel está localizado são algumas delas”, disse.

A Gerente Geral da Thermomatic reforça a importância da desumidificação para tirar a umidade da parede. “O uso do desumidificador nos ambientes internos de residências, empresas e salas comerciais é capaz de tirar o aspecto desagradável e o mau cheiro que a umidade causa nas paredes e no teto. Além disso, ainda proporciona um ar de qualidade, já que age na raiz do problema”, finalizou Patrícia Apolinário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo