A partir desta sexta-feira (1), o Projeto Social Quarentreino, idealizado pelo professor de Educação Física Maicon Motta, AMMAS – Associação Maicon Motta de Assistência Social, inicia aulas de dança no bairro Quarta Linha.
As aulas de acontecem no Salão de Festas da Paróquia Santo Antônio às sextas-feiras das 19h30 às 20h30, e no Centro Comunitário bairro HG, todas segundas-feiras das 19h ás 20h. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no local de forma gratuita, mediante a apresentação de documentos pessoais.
Podem participar das aulas adolescentes e adultos de ambos os sexos. Maicon relata que em todos os bairros, trabalha em parcerias com as Associações de moradores que disponibilizam os espaços (centros comunitários, salões de igrejas) para que possam executar as oficinas do projeto Quarentreino.
“Hoje em dia são mais de 257 famílias atendidas em nosso projeto levando a dança como principal instrumento de transformação e fortalecimento de vínculos sociais e comunitários”, frisa ele.
Em 2022, o projeto já alcançou a faixa de 15 bairros atendidos em menos de um ano de projeto físico.
Conforme o professor, o projeto que começou nas redes sociais antes da pandemia, e somente em 2021, ganhou forma física com a implementação nos bairros Tereza Cristina e São Francisco com oficinas socioeducativas de dança e cidadania.
“Nossa metodologia de trabalho visa que todos os participantes sintam-se alegres e felizes com dinâmicas e brincadeiras que acontecem nas oficinas, propiciam também muitas formas de convivência social fator este que está em nossos objetivos de trabalho”, destaca o professor.
O Projeto não possui fins lucrativos, todos os recursos são adquiridos através de parcerias com empresas, e assim todas as oficinas que acontecem nos bairros são totalmente gratuitas.
“No período de março a dezembro trabalhamos dentro do projeto temas como direitos humanos, valores humanos e cidadania, garantindo assim que nosso trabalho aconteça sempre com fundamento e princípios norteadores. Todos os nossos profissionais são denominados como facilitadores de oficinas possuem vivencia na área, sendo assim, todos podem dar o suporte total aos participantes”, esclarece ele.
No projeto também são atendidos crianças e adolescentes com a oficina norteadora chamada de Cidadania, que objetiva orientação a iniciação ao mercado de trabalho, exercício da cidadania, ética e moral. A Dançaterapia e Danças buscam desenvolver a autoestima, orientação à saúde, e rodas de conversa. Mais informações nas redes sociais maicon_motta_s2 ou whatsapp 48 9-98216490.