Educação

Ivonilson Magalhães realiza sessão de autógrafos do livro de poemas “Refeito”

Evento ocorre neste sábado, na livraria Ponto e Vírgula, no Shopping Della, e marca um momento de celebração da vida

“Nas duas avenidas do meu peito, um tapete vermelho pra ela passar. Estou de bem com a vida, vou levá-la pra dançar no meu coração refeito”.

O trecho da poesia “Refeito”, de autoria do escritor Ivonilson Magalhães, tem um significado especial. Nas entrelinhas e fugindo da obviedade, as palavras marcam um momento de renascimento na vida do autor, após passar por graves problemas de saúde e por uma delicada cirurgia cardíaca. “O texto faz parte do meu novo livro ‘Refeito – Poemas policordianos e outras refazendas’ que, para mim, é uma obra de celebração à vida”, diz Magalhães.

O livro começou a ser escrito em 2018, nas margens do rio Amstel, em Amsterdam. Quase quatro anos depois, ele será o protagonista de uma sessão de autógrafos que ocorre neste sábado, 23 de abril, na livraria Ponto e Vírgula, no Shopping Della. “Foram anos de dedicação à construção desta obra, que considero a mais importante de todas as que já escrevi”, conta ele, ao explicar: “quando você está em uma mesa de cirurgia, com uma equipe médica mexendo no seu coração, um filme acaba passando pela mente. Enxergamos a nossa condição humana, tão frágil, tão limitada; a brevidade da vida”.

Estes momentos de reflexão e de diferentes experiências, junto a elementos anteriormente captados durante a viagem a Amsterdam, foram o norte para a conclusão da obra. “Depois do meu retorno ao Brasil, passando pela pandemia e por problemas de saúde, conclui o trabalho. Escrevi textos nos lugares que mais amo. Em Criciúma, cidade que me acolheu aos 18 anos, na serra, no Balneário Rincão, no exterior. Condensei todas as melhores experiências, reiniciei e minha vida e transformei isso em poesia”, complementa.

O livro tem o prefácio escrito pelo professor e jornalista João Batanolli, possui 112 páginas e quase 90 poemas. Foi dedicado aos profissionais da saúde que tão bem “cuidaram” do coração do autor, assim como à sua mãe, Dona Zulmira. A gerente de marketing do Shopping Della, Greici Lima, conta que para quem tiver interesse em conhecer ou adquirir a publicação, Magalhães estará na livraria a partir das 9h30min. “Eventos como este valorizam a cultura regional, além de nos fazer lembrar que estamos bem, estamos vivos, que mesmo passando por situações difíceis, como a pandemia, por exemplo, temos muito a celebrar”, enfatiza Greici.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo