Em Siderópolis, uma ação está sendo preparada em prol do Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil – 12 de junho.
O catavento, símbolo da campanha, será confeccionado pelas crianças e adolescentes que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras).
Serão desenvolvidos cataventos de diversas cores que serão colocados em exposição, na frente da Unidade do Cras de Siderópolis na próxima semana. O tema deste ano é ‘proteção social para acabar com o trabalho infantil.
“Essa ação tem o objetivo de proporcionar reflexão, buscando a conscientização sobre os prejuízos causados pela imposição do trabalho às crianças e adolescentes, e favorecer aos participantes, a reflexão da importância de permanecer na escola. Assim trabalhamos a conscientização de que a educação é a melhor maneira de construir um futuro de esperança, que estudar é o seu ofício, que brincar faz parte do seu desenvolvimento e que é direito seu”, afirmou a secretária de Assistência Social, Fernanda Frelo Venturini.
O símbolo da campanha
O símbolo da campanha e da luta contra o trabalho infantil no Brasil e no mundo é o catavento de cinco pontas coloridas. Ele possui um significado lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes.
Ele representa movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.