EducaçãoGeral

Neste sábado a Escola José Giassi abre os portões para mais uma Festa da Família

Evento acontece no pátio da Escola José Giassi, na comunidade do HG

Depois de dois anos de restrições e portões fechados, a Escola José Giassi da comunidade do HG, na Quarta Linha, se prepara para a sua primeira festa da família. O evento com tema: “Toda criança tem um talento dentro de si” acontece neste sábado (9), das 15h às 18h, com uma programação para engajar pais e filhos. A cantora Iris Darolt, será a atração local da festa, com uma apresentação de voz e violão.

A equipe diretiva formada por Adria Vanusa Corrêa diretora geral, a coordenadora Jucélia Rosso de Jesus, e a auxiliar de direção Soraia Coutinho Paim celebram esse novo momento, “de volta ao normal” e esperam grande participação da comunidade, pelo motivo de que neste mês a escola também comemora no próximo dia 19, o aniversário de fundação. Além da programação recreativa e cultural, a festa conta com um cardápio de guloseimas.

“As atividades planejadas pelos professores foram contextualizadas, ou seja, interdisciplinares do 1° ano até o 5° ano. As temáticas das aulas, passaram a ser focadas nas vivências dos alunos com o objetivo de propiciar experiências nas quais a criança pudesse refletir e aprender sobre aspectos relacionados à interação, afetividade, amizade, respeito e sustentabilidade”, destaca a coordenadora Jucélia.

“Os projetos promovidos pela escola, buscavam restaurar nas crianças ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem estar. Os temas alimentação saudável, cuidados com os dentes, brincadeiras em dupla, reutilização de materiais recicláveis que de repente se tornaram um novo brinquedo, transformaram as aulas remotas, em um momento de conhecimento e ludicidade”, ressalta a diretora.

Adria relembra que, no ano de 2019 foi iniciado o atendimento em período integral com as seguintes oficinas em contra turno: Dança, jogos de mesa, esporte, artesanato e teatro, coral e acompanhamento pedagógico, com carga horário de 20 horas para os professores com aulas excedentes, nas segundas e quartas-feiras o horário se estendia até 17h45 horas para estudos e planejamentos.

Em 2020 houveram mudanças nas oficinas e alteração na nomenclatura de oficinas para atividades complementares, na qual hoje oferece Dança, acompanhamento pedagógico, karatê, jogos de mesa, Educação Ambiental & sustentabilidade. Com carga horário de 20 horas e aulas excedentes com dois dias por semana para planejamento e estudos. “Iniciamos as atividades normais, porém na segunda quinzena do mês de março tivemos que fechar a escola devido a pandemia, passando atender remotamente online e impressas (apostilas). Os planejamentos, estudos e formação de professores foram remotamente”, comenta ela.

Tendo como base os quatro pilares da Educação, aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser caracterizam-se por contemplar questões cognitivas, assim como questões do relacionamento humano, sociedade e família. A Aprendizagem é um processo reflexivo, de construção de sentidos e de significados na sua relação com os objetos do conhecimento, mediado pelo professor. “Cabe ao professor, com sua experiência, propor desafios, problematizações, hipóteses e investigações, desenvolvendo o educando na sua integralidade. Para Vygotsky, o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio”, enaltece a diretora.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo