GeralObras

Liberação Ambiental é concedida para obra na Serra Catarinense

Santa Catarina ganhará mais uma rota cênica pavimentada em breve

A licença ambiental para a pavimentação da Serra do Faxinal, no Extremo Sul, foi liberada nesta quinta-feira (21). Com isso, a ordem de serviço foi executada dando início às obras, sendo o investimento do Governo do Estado no trecho de 15 quilômetros da SC-290 entre Praia Grande e a divisa com o Rio Grande do Sul é de aproximadamente R$ 67 milhões. O prazo para a conclusão é de 27 meses, após assinatura da ordem de serviço que está prevista para os próximos dias.

A rodovia fará a ligação entre a Serra e o mar ficando entre dois parques nacionais naturais reconhecidos pela sua beleza: o Parque Nacional Aparados da Serra e o Parque Nacional Serra Geral.

As particularidades ambientais consolidam ainda mais a região como atrativo turístico, mas exigiam cuidados na liberação das licenças, agora expedidas. Inclusive, um dos trechos contará com um viaduto, para evitar corte de vegetação e desestabilização das encostas. O acompanhamento e controle da fauna será realizado durante toda a execução da obra e por 27 meses após a conclusão.

A via contará, ainda, com equipamentos de proteção aos animais silvestres do entorno, como os chamados passa-fauna, que consistem em passarelas e túneis para a travessia da pista. Também estão previstas obras de contenção, iluminação, terraplanagem, sarjetas e outros serviços.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo