Política

Disque-Eleitor e Tira-Dúvidas ganham reforços para o 2º turno das eleições

Conforme o TSE, a ferramenta “Consulta de Informações”, para saber se uma mensagem recebida é fato ou boato, passará a ocupar o topo do menu das opções do assistente virtual.

O Disque-Eleitor, um dos canais de atendimento ao público do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), terá o horário ampliado devido ao segundo turno das Eleições 2022, a exemplo do que ocorreu no primeiro turno. O serviço é disponibilizado através do número 0800 647 3888 e ajuda a tirar dúvidas das eleitoras e eleitores.

Para o segundo turno, o 0800 funcionará nos seguintes horários:

  • De 24 a 28 (segunda a sexta-feira): das 13h às 19h;
  • Dia 29 (véspera das eleições): das 10h às 19h;
  • Dia 30 (domingo das Eleições): das 7h às 18h.

A força-tarefa atuará apenas na véspera e no dia do pleito para reforçar o aumento da demanda dos votantes em relação aos locais de votação, à regularidade do título, justificativa, entre outros, conforme explica o servidor Carlos Valério Gerber, que está à frente do grupo. “Historicamente, temos redução no volume de chamadas telefônicas no segundo turno, razão pela qual contaremos com 25 colegas, tanto no atendimento de sábado (29), quanto no de domingo (30)”, apontou.

Vale lembrar que todas as ligações recebidas de fixo ou celular são gratuitas e que, por razões técnicas da operadora, o 0800 do TRE-SC atende apenas ligações provenientes dos DDDs 47, 48, 49 de SC e DDD 42, utilizado pelo município catarinense de Porto União.

Tira-Dúvidas

Para o segundo turno das Eleições Gerais 2022, a checagem de notícias pelo assistente virtual do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) traz novidades, pois os conteúdos ainda não verificados serão encaminhados para um grupo de checadores e o usuário será comunicado assim que a apuração estiver disponível. O Tira-Dúvidas funciona pelo número +55 61 9637-1078, bastando adicioná-lo à sua lista de contatos do WhatsApp, ou pelo link wa.me/556196371078.

De agora em diante, as informações que ainda não tiverem sido verificadas pelas organizações de checagem consagradas e parceiras do TSE (agências de checagem como AFP, Agência Lupa, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Estadão Verifica, Fato ou Fake e UOL Confere) serão encaminhadas para o grupo incumbido de averiguar a veracidade do que fora veiculado. Assim que a verificação da informação estiver disponível, os usuários serão notificados diretamente pelo robô virtual, no celular. Tudo bem rápido e simples.

Conforme o TSE, a ferramenta “Consulta de Informações”, para saber se uma mensagem recebida é fato ou boato, passará a ocupar o topo do menu das opções do assistente virtual. Assim, basta acessá-la e enviar o assunto (texto, imagem, áudio, vídeo ou link) para receber imediatamente os conteúdos verificados. Essas mudanças visam garantir que os cidadãos consigam localizar de forma rápida o tópico que lhes possibilite a conferência de uma informação.

Como denunciar fake news

Caso a eleitora ou eleitor recebam alguma notícia falsa, é possível denunciar pelo Sistema de Alerta de Desinformação, criado pelo TSE e em funcionamento desde junho de 2022. Essa ferramenta permite aos cidadãos a comunicação à Justiça Eleitoral a respeito do recebimento de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. Vale lembrar que também é possível denunciar números de telefone suspeito de disparo de mensagens em massa.

O objetivo da ferramenta é garantir a rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desses conteúdos na internet. E os relatos recebidos, da mesma forma, poderão ser encaminhados ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e demais autoridades para adoção das medidas legais cabíveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo