Programa Cidade Empreendedora promove curso AD Top para agentes com capacitação avançada
O Sebrae/SC promoveu na última semana, por meio do Programa Cidade Empreendedora, o curso de Agente de Desenvolvimento (AD) Top, em Florianópolis. A iniciativa, voltada para participantes de todo o Estado, contou com a presença de representantes e parceiros dos municípios do Sul de Santa Catarina. O instrutor foi Fábio Nunes, fundador da Top Startup, sócio da UpGestão e empreendedor.
O curso AD Top tem como objetivo, preparar os Agentes de Desenvolvimento para questões estratégicas anteriores, em decisões que impactam nos recursos físicos e humanos disponíveis, bem como as circunstâncias às quais os projetos e sua concretização estão sujeitos. Os pré-requisitos para participação foram já ter concluído a formação AD Básico e AD Avançado e ser município do pacote Cidade Empreendedora Evolução.
Os conceitos e ferramentas de mapeamento, apresentados nos dias 20 e 21 de outubro, trazem a capacidade de antecipar dificuldades e caminhos favoráveis, além de apresentar argumentos que facilitem o envolvimento das equipes e a velocidade dos resultados.
“Este curso é destinado a municípios que já estão a mais tempo com a gente, por exemplo, já no segundo ou terceiro ciclo. São Agentes de Desenvolvimento que já tiveram outras capacitações e avançaram nesta de agora. É um conteúdo destinado para aqueles que atuam na ponta buscando a integração com o setor privado e dentro da prefeitura”, explica o consultor técnico do Sebrae/SC, Alexandre Tonini.
Avaliação
Para a Agente de Desenvolvimento de Tubarão, Adriana Caporal, sua participação no AD TOP possibilitou a atualização dos conhecimentos. “Assim como a melhoria de competências técnica na execução das atividades profissionais, potencializando o desempenho individual e coletivo. Além da troca de experiências entre os municípios com diferentes realidades, que é de grande valor”, destacou.
“Os cursos promovidos pelo Cidade Empreendedora são sempre relevantes. O palestrante, por exemplo, é um grande motivador que soube dominar muito bem o tema. Houveram várias trocas de experiência e, algo que me chamou muito atenção, foi a questão da empatia dentro desse compartilhamento. É um aprendizado muito importante”, acrescentou o Agente de Desenvolvimento de Tubarão, Adão Borges.
Cidade Empreendedora
O programa Cidade Empreendedora, promovido pelo Sebrae, possui 10 eixos de atuação. No Sul, 15 municípios fazem parte da iniciativa, sendo eles Tubarão, Criciúma, Araranguá, Turvo, Nova Veneza, Urussanga, Morro da Fumaça, Grão Pará, Rio Fortuna, Gravatal, São Martinho, Armazém, Capivari de Baixo, Imbituba e Jaguaruna.