Educação

Festival de Dança da Unesc vai reunir mais de 800 bailarinos a partir de sexta-feira em Criciúma

Evento terá Talk Show, oficinas e apresentações até domingo com entradas gratuitas (Fotos: Arquivo)

A partir de sexta-feira (04/11) a dança vai invadir a cidade de Criciúma e trazer toda a emoção de volta aos palcos com a apresentação de 100 coreografias nas categorias infanto-juvenil e sênior. É o 21º Unesc em Dança, que vem recheado de novidades, no evento que ocorre até domingo (6/11) no Teatro Municipal Elias Angeloni e na Universidade, com visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul no Festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

A iniciativa contará ainda com mais de 800 bailarinos, de 46 grupos de danças envolvidos, e com a contribuição de 60 coreógrafos. Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, isso é motivo de orgulho pela grandiosidade e relevância que tem para a Instituição, como formação de público e de profissionais da arte em específico na linguagem da dança.

“Isso é reflexo de um time que conduz uma proposta em uma Universidade que é de todos, que é da comunidade, que une ciência, ensino e pesquisa com arte, com a cultura, com a dança. O desenvolvimento de uma região também se analisa e se verifica quando os investimentos em cultura são realizados. Por isso, temos como eixo fundamental os investimentos nesta área”, comenta a reitora.

No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes, a partir das 19h na Instituição. No sábado, às 19h, será a abertura oficial no Teatro. Oficinas também fazem parte do Festival. As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, o objetivo do evento é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico e contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

“O Festival tem esse intuito de socializar os muitos trabalhos em dança desenvolvidos na região Sul e de outras regiões. Sabemos que muitos bailarinos e coreógrafos estão aguardando esse momento com muita intensidade para voltar a se apresentar. Optamos por continuar o Festival não competitivo, por acreditar e defender que todos podem qualificar cada vez mais suas propostas quando participam no grande palco e são observados por profissionais renomados que emitem pareceres descritivos”, enfatiza Amalhene.

Grupo de Sombrio participa há 14 anos do Festival

Participando há 14 anos, a Cia. De Dança Liberty, de Sombrio, está na expectativa para mais esta edição. “O evento é um dos maiores e mais importantes festivais de dança da nossa região, ele dá oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pelos grupos, escolas e Cias, além de promover a troca de experiência entre os participantes”, enfatiza a coreógrafa Taiani Krás Borges.

Segundo ela, a vivência artística, o processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência de estar no palco de um teatro municipal são de extrema importância. “Para nós, coreógrafos, é a oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido, além de poder participar dos cursos, fornecidos gratuitamente aos participantes”, comenta ela.

O grupo vai apresentar quatro coreografias: A fazendinha da Jessie (baby); As diferenças que nos unem (Teen); Floresta Encantada (sênior); e Para não dizer que não falei das Flores (Teen).

Oficinas e apresentações

As oficinas e mostras serão realizadas no Teatro Municipal, no sábado e domingo. Para o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flôr, ao ser promovido por uma Universidade, o Unesc em Dança tem uma grande preocupação com a formação dos grupos de dança e a avaliação de áudios dos cinco jurados que serão entregues aos coreógrafos e bailarinos servirão para aprimorar seus trabalhos.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a programação:

https://www.unesc.net/emdanca/programacao-coreografias

Programação

Sexta-feira (4/11)

TalkShow – 19h às 21h30 no Auditório Edson Rodrigues, na Unesc.

Talk 01 “Pesquisa e Produção Intelectual em Artes”, Prof. Dr. Marco Aurélio Cruz Souza

Talk 02 “Processos Colaborativos nas Políticas Culturais”, Profª. Mestranda Bia Mattar

Talk 03 “Gestão de Projetos em Artes”, professora doutora Jussara Xavier.

Sábado (5/11)

8h30 às 10h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Oficina de Dança 01 “Danças Urbanas: Laboratório de Improvisação e Coreografias Sistemáticas”, professora doutora Cris Ribeiro

10h às 11h30 – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Oficina de Dança 02 “Princípios Criativos para uma Dança Contemporânea”, Profª. Drª.  Jussara Xavier

13h às 14h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Assembleia Geral da Associação Profissional de Dança de Santa Catarina (Aprodança), Mediação: membros da diretoria da Aprodança.

14h às 16h30 – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Mostra Infanto-juvenil de Dança – 30 coreografias

18h às 19h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Palestra 01: “Brincantes: Saberes e Fazeres Decoloniais que Dançam”, Prof. Doutorando Jesse Cruz

19h30 às 22h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Mostra Sênior de Dança – 40 coreografias

Domingo (06/11)

8h às 9h30 – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Oficina de Dança 03 “Danças Populares e Folclóricas: Processos de Composição Cênica”, Prof. Dr. Marco Aurélio Cruz Souza

9h30 às 11h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Oficina de Dança 04 “Danças Populares Brasileiras: da Toada ao Ijexá”, Prof. Doutorando Jesse Cruz

11h às 12h30 – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Oficina de Dança 05: “Ativar o Corpo Sutil como Cuidado de Si com a Prática das Terapias Corporais nas Danças”, professora mestranda Bia Mattar

13h às 14h – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Palestra 02 “Reconhecer a Biotensegridade para a Preparação Corporal na Dança”, professora doutora Cris Ribeiro

14h às 16h30 – Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Mostra Infanto-juvenil de Dança – 30 coreografias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo