Variedades

Vigilância Epidemiológica realiza campanha de prevenção pelo Carnaval

A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realizou uma ação preventiva nas sinaleiras da cidade no início da noite desta quinta-feira (16). O objetivo da atuação foi orientar a população sobre os perigos causados por relações sexuais desprotegidas, visando as festividades do Carnaval. Além de instruções, foram entregues informativos e contraceptivos aos passageiros.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Saiane Steinback, foram entregues mais de 1,2 mil preservativos masculinos e femininos. “Nós montamos três equipes, que ficaram distribuídas nas sinaleiras. Conforme o sinal ficava vermelho, eram entregues os kits contendo camisinha masculina e feminina, além de lubrificante e informativos. As pessoas ficavam receosas, mas quando viam o profissional uniformizado, recebiam muito bem”, conta.

A secretária do Sistema de Saúde e do Desenvolvimento Social, Marijane Felippe, ressalta que campanhas como essa são importantes para prevenir o aumento das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Atualmente, entre as mais presentes na sociedade estão o HPV, HIV, sífilis, gonorréia, herpes genital e a hepatite B e C.

“É necessário cuidado para evitar o contágio, principalmente em épocas de festas, quando alia bebidas e parceiros desconhecidos. A prevenção é a melhor maneira de se cuidar, e nossa intervenção foi nesse sentido, de orientar as pessoas sobre a importância do uso e fornecer o contraceptivo, caso necessitem. Queremos que a população aproveite o Carnaval consciente dos riscos e mais seguro contra as doenças”, comenta a secretária.

A Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça destaca que há distribuição gratuita de preservativos em diversos locais do município, incluindo todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo