Educação

Estacionamento do Ceim Santina Dagostim Salvador será debatido em reunião de pais

Um impasse no Centro de Educação Infantil Santina Dagostim Salvador – Ceim, do Bairro Quarta Linha, parece estar chegando ao fim. A polêmica é sobre o fechamento do portão de acesso ao estacionamento da instituição, impedindo que pais e responsáveis entrem de carro no estacionamento para deixar as crianças nos horários de entrada e saída. As redes sociais acabaram sendo usadas para reclamar sobre o assunto.

Conforme o morador Gilberto Rosso, que é tio e padrinho de uma aluna, um dos problemas é que o Ceim fica no final de uma rua pequena e estreita, gerando transtornos aos motoristas, que são obrigados a manobrar para fazer a volta nos veículos, já que a rua não tem saída.

“Os transtornos são piores nos dias de chuva, como aconteceu no dia em que fui buscar meu afilhado no Ceim, pois como a rua é pequena, não comporta todos os carros no momento de entrada e saída dos alunos, os pais são obrigados a deixar o carro distante e seguir a pé, segurando o guarda-chuva, a criança no colo, a mochila e mais um travesseiro”, afirma ele.

Segundo a diretora da instituição, Gislaine Machado da Silveira, a decisão de fechar o estacionamento, veio após transtornos com batidas de carro e desrespeito por parte de alguns motoristas, pararem em locais não permitidos, colocando em risco a circulação de alunos e pais, sendo que em nenhuma escola do município há estacionamento para pais e terceiros e esse espaço estava sendo usado indevidamente.

“Em setembro de 2022, enviamos aos pais e responsáveis, um questionário contendo várias perguntas, e uma delas era sobre os problemas encontrados na escola. Dos mais de 200 alunos, apenas 9 pais citaram o estacionamento, que ja estava sendo fechando desde o ano passado”, afirma Gislaine.

Conforme ela, o objetivo da escola sempre foi dar mais segurança aos alunos da escola, até que o estacionamento recebesse melhorias. Isso porque já existe um projeto de adaptação para agilizar o trafego nesse espaço, segundo a diretora.

“Sabemos do problema, tanto que na semana após o carnaval, o secretário de Educação, Celito Cardoso, esteve aqui no Ceim para ver de perto e constatar a realidade. Ele se prontificou de enviar o engenheiro para avaliar a situação e dar prosseguimento no projeto de melhoria. Recebemos o engenheiro na semana passada, no qual repassamos nossa demanda”, relata.

Ainda segundo a diretora, mesmo com o processo de melhoria do estacionamento estar tramitando na prefeitura, o temporal do início da semana, levou o morador a levantar o assunto nas redes sociais, gerando polêmica.

“Na quarta-feira (8) nos reunimos com o presidente da Associação de Moradores, com a APP da escola, com representante de pais de alunos e com o morador que usou as redes para demonstrar sua insatisfação. A reunião foi produtiva, pois ele reconheceu que acabou levando o assunto para as redes sociais, antes de conversar com a direção, e ver a real situação. Nossa intenção é delimitar os espaços, melhorando o acesso”, destaca a diretora.

Uma reunião na secretaria de Educação como o secretário Celito Cardoso, a diretora do Ceim, o presidente da Associação de Moradores e a vereadora Geovana Zanete, nesta quinta-feira (9), discutiu o andamento do projeto. Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro Quarta Linha, Rodrigo Goulart, na próxima reunião de pais no Ceim, a ser agendada, será apresentado o projeto, para que os pais possam opinar sobre a melhor solução.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo