Educação

Professores da Apae participam do Seminário Estadual sobre Síndrome de Down

Professores da Apae de Maracajá participaram nesta semana do 8º Seminário Estadual Sobre Síndrome de Down, realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis, uma oportunidade marcante para crescimento profissional e qualificação do atendimento da entidade aos seus alunos, segundo avaliação da diretoria da entidade.

Durante todo o dia 21, terça-feira, os profissionais participaram de palestras e debates sobre os mais variados aspectos em torno desta síndrome, que apresenta a cada ano novos desdobramentos de tratamento, atendimento e métodos pedagógicos que possibilitam qualidade de vida aos seus portadores e seus familiares.

Um dos pontos de destaque do seminário, foi o relato de um casal, ambos com Síndrome de Down, que com o devido apoio dos familiares de ambos, namoraram, noivaram e estão casados há 12 anos. Eles possuem vida independente, moram sozinhos, trabalham e conseguem gerenciar as suas rotinas diárias, recorrendo ao apoio familiar somente quando necessário.

Essa experiência traz a reflexão sobre a importância da “tomada de decisões apoiada”, a qual a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) define que a pessoa com deficiência tem o direito de eleger pelo menos duas pessoas para lhe apoiar na tomada de decisões sobre atos de sua vida Civil. São elas lhes fornecem os elementos e informações necessárias para poder exercer sua capacidade de decisão sobre sua renda, onde e com quem vai morar, constituir família, sobre sua saúde e outros pontos.

“Vemos assim que as pessoas com deficiência não querem ‘caridade’ e sim ter as mesmas oportunidades das outras pessoas, participando nos espaços sociais com independência e protagonismo, melhorando sua qualidade de vida”, disse a diretora da Apae, professora Regina Leandro. Além dela participaram as professoras o professor de informática, Marcelo, e as professoras, Andréia, Solange, Cássia, Joyce e Leisla.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo