Saúde

Blitz do NUBEA para castração de animais será realizado na Quarta Linha

O Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), de Criciúma, promove no próximo sábado, dia 11, no Bairro Quarta Linha, o mutirão de castração de cães e gatos.

Conforme o coordenador do Núcleo, Christophe de Lima, a Blitz do NUBEA, será realizado das 9h às 12h30, em frente a Clínica Salvador. “Neste dia será realizado o cadastro dos animais que se enquadram no projeto, e que poderão ser castrados na própria Clinica Salvador”, afirma o Coordenador.

Segundo ele, os documentos necessários para conseguir agendar a castração dos animais gratuitamente, a pessoa precisar apresentar CPF, RG e comprovante de residência de Criciúma, além do comprovante de renda de até três salários mínimos.
“Lembrando que gatas e cadelas prenhas não poderão ser castradas”, alerta Christophe.

Já o segundo mutirão do projeto “Castração é a Solução” castrou 182 animais, entre cães e gatos, durante o último fim de semana, em Criciúma. A ação da Administração Municipal foi realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde, também via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), nas comunidades do Cristo Redentor, Moradas do Sol e Vila Natureza I e II. Ao todo, o mês de outubro soma 354 procedimentos realizados no município durante mutirões de castração e 250 em clínicas fixas.

O programa recebeu investimento de R$ 500 mil, proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Geovania de Sá. Nos últimos dez meses, foram realizadas 3 mil castrações em Criciúma. Com o programa, a meta é executar 550 procedimentos mensais, totalizando mais de 6 mil a cada ano. O primeiro mutirão do projeto aconteceu no bairro Metropol e beneficiou 172 animais. “A castração é uma medida fundamental para o bem-estar dos animais e para a saúde pública. O Governo de Criciúma está empenhado em promover campanhas e aumentar os esforços para acabar com o abandono de animais”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Durante o procedimento, os animais são microchipados e recebem a medicação pós-operatória. O microchip contém todas as informações de identificação do animal, que ficam armazenadas em um banco de dados. “Essa tecnologia ajuda a localizar o animal e é fundamental para evitar a reprodução descontrolada e diminuir o abandono de animais. Durante os mutirões, além das castrações agendadas pelos tutores, o procedimento também é realizado em animais de rua”, afirmou o coordenador do NUBEA de Criciúma, Christophe de Lima.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 15 mil animais de rua em Criciúma. A Administração Municipal pretende organizar um censo, mapeando o número exato de animais, com o objetivo de elaborar medidas e ações para diminuir os abandonos. O cadastramento dos animais, via censo, será realizado pelas Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) de Criciúma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo