Profissionais da educação de Maracajá participam da Semana de Formação Pedagógica
As aulas nas escolas municipais de Maracajá iniciam no dia 26 de fevereiro. E para receber os alunos, todos os profissionais da educação participarão da Semana de Formação Pedagógica, que inicia na próxima segunda-feira (19) e segue até a sexta-feira (23).
Conforme a diretora do departamento de Educação de Maracajá, Cleiane de Souza, a semana será repleta de aprendizado.
Na segunda-feira as atividades iniciam com a Programação nas Escolas e Encontro de Acolhida, com o tema: 2024 e a importância do profissional da Educação: juntos por uma educação de excelência!
Na terça-feira profissionais do Centro de Educação Infantil Margareth Maria Tomasi Rocha, da Escola de Educação Básica Municipal 12 de Maio, da Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem e da Escola de Educação Básica Municipal Maria Libânia Machado, recebem Capacitação de Primeiros socorros, de acordo com a Lei Lucas (13722/18).
Na quarta-feira os profissionais passam por Capacitação de Identificação, acolhida e encaminhamento das situações de violência contra crianças e adolescentes.
Na quinta-feira haverá a Plenária com a Proposta Curricular de Maracajá e Programação nas escolas.
Na sexta-feira inicia com Programação nas escolas e em seguida as Oficinas Pedagógicas:
1-Práticas Pedagógicas na Educação Infantil, com os profissionais de berçário a Infantil 3.
2- Práticas Pedagógicas de Alfabetização com a participação dos profissionais do Infantil 4 a 3º ano do EF.
3- Instrumentos de Avaliação, com a participação dos profissionais de 4º a 9º ano do EF.
“Neste ano letivo temos como novidade a oferta de duas turmas de Infantil 4, para crianças de 4 anos de idade, em tempo integral no CEI Margareth Maria Tomasi Rocha. Até 2023 essa faixa etária frequentava as aulas apenas em um dos períodos. Essa iniciativa é resultado da implantação da Política Municipal de Escola em Tempo Integral, cuja oferta será ampliada progressivamente, iniciando com 50 vagas para crianças do Inafntil 4”, explica Cleiane, lembrando que este ano também será concedido kit com materiais escolares, mochila e estojo no início das aulas, além de uniformes.
“Acredito que o principal desafio é subsidiar meios que possibilitem que os estudantes da Rede Municipal de Ensino se desenvolvam plenamente, no âmbito da aprendizagem, aspectos emocionais, sociais, demandando que o departamento organize a estrutura necessária tanto física quanto humana”, afirma Cleiane.