Geral

Projeto de Extensão da Unesc promove a 2ª edição do Concurso Acadêmico “Chefs do Bairro”

Receitas apresentadas pelos alunos do curso de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude farão parte do 20º Almoço e do Livro “Novos Talentos – Delícias das Carnes Brancas” de Nilson Olivo (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) 

O projeto de Extensão da Unesc “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, realiza nesta quarta-feira e quinta-feira (10 e 11/07) a segunda edição do Concurso Acadêmico “Chefs do Bairro”, em parceria com o curso de Cozinha Industrial do Bairro da Juventude, com a participação de 24 duplas. As melhores receitas avaliadas estarão publicadas no 20º Livro do empresário Nilson Olivo, com o título: “Novos Talentos – Delícias das Carnes Brancas” e farão parte do 20º Almoço das Carnes Brancas, a ser realizado em outubro deste ano.

O projeto é liderado pelo professor do curso de Gastronomia e coordenador do curso de Gestão de Turismo da Universidade, Lucas Fabricio de Souza Firmino, com apoio dos acadêmicos dos cursos de Gastronomia, Nutrição e Gestão de Turismo.

Este ano o desafio dos alunos é preparar receitas tendo como principais ingredientes as carnes de suíno e aves.  

Habilidades gastronômicas

“Neste ano nossa proposta, em parceria com o Olivo, é testar as habilidades dos estudantes do Bairro com 10 receitas de cada proteína e com isso desenvolver as técnicas para que eles também tomem gosto pela formação profissional, visando o mundo do trabalho, já que nossa região está com uma grande defasagem de profissionais nesse setor de Turismo e Gastronomia. A ideia é fazer com que os alunos comecem a entender como é que funciona,a importância das boas práticas e do sabor dos alimentos e trabalhar com insumos regionais, já que estamos situados nos pólos de produtores de frango e de suínos”, explicou o coordenador do projeto, Lucas.

O projeto de Extensão da Unesc auxiliou o Bairro da Juventude na atualização da matriz do curso neste dois anos de parceria. “Fazemos ações aqui no Bairro semanalmente ou quinzenalmente e nesses encontros propiciamos aulas como se fosse no nosso curso de Gastronomia. Nós selecionamos alguns pratos visando este concurso e trabalhamos as receitas com carnes brancas, ou seja, orientamos sobre os temperos e acompanhamentos que funcionam com essas proteínas. A montagem dos pratos em si, a ideia, partiu toda deles”, concluiu Lucas.

Formação qualificada

Segundo o professor do curso de Cozinheiro Industrial, Cleiton Machado, a parceria com a Unesc é fundamental para o crescimento dos alunos. “A presença dos acadêmicos de Gastronomia e Nutrição, sob a orientação dos professores Lucas e Marco Antonio da Silva, nas aulas práticas, tanto aqui no Bairro, quanto lá no laboratório da Universidade, auxiliam em muito no conhecimento dos nossos alunos. Com o apoio deles, nossos jovens estão aperfeiçoando as receitas com muito sabor, tempero e apresentação visual. Para nós é muito importante esse projeto de extensão que está nos auxiliando na formação de grandes profissionais”, comentou o professor. 

Para avaliar os pratos nestes dois dias, foram escalados como jurados os professores de Gastronomia, Marco e Lucas Firmino; o publicitário Nilson Olivo, seu assessor Walmir Tadeu Dagostin e a analista de inovação e criatividade do Bairro da Juventude, Renata Hercolino Chiminski.

O aroma das iguarias preparadas com muito carinho e cuidado circulava pelo hall do Centro Lúdico de Inovação e Criatividade (Clic).

Crescimento técnico

Para a gestora de inovação e criatividade do Bairro, Gislene Francisconi de Costa, é muito importante participar de todo esse processo de conhecimento. “Com o projeto da Unesc conseguimos visualizar o crescimento dos nossos adolescentes na aprendizagem técnica. Eles têm a oportunidade de conviver junto com os professores e acadêmicos da Universidade e isso amplia muito o repertório”, avaliou Gislene.

“Ficamos muito felizes com o convite do Nilson para participar do seu próximo livro, e foi um grande desafio desenvolver todas essas receitas. Estamos muito felizes com esse concurso e o nosso agradecimento aos professores Lucas e Marcos e a toda a equipe envolvida neste projeto”, acrescentou.

A aluna Ana Luiza Borges Vitorino, que fez dupla com Ana Beatriz Lemos Fernandes, elaborou prato de Lombo à parmegiana com espaguete. “Para mim é muito importante fazer parte desse projeto e colocar em prática tudo o que os professores  e estudantes da Unesc nos ensinaram. É muito legal todo esse aprendizado que nos oferece mais aperfeiçoamento e crescimento profissional”, destacou.

Evolução pessoal

A acadêmica da oitava fase do curso de Gastronomia, Karina Damásio, considera muito importante para a sua futura profissão trabalhar nesse projeto. “É uma grande experiência e uma valiosa troca: ensinamos e aprendemos com esses jovens. É maravilhoso tudo que estamos vivenciando com essa turma, é uma evolução tanto espiritual quanto profissional, porque a Gastronomia e o projeto nos possibilitam crescimento e conhecimento”, destacou a acadêmica.

A ação faz parte do projeto de Extensão “A gastronomia na educação de jovens como fator de inclusão social”, coordenado pelo professor Lucas Fabricio de Souza Firmino e promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, aprovado pelo Edital Nº 514/2022 da UNESC. Estão envolvidos professores e acadêmicos dos cursos de Gestão de Turismo, Gastronomia e Nutrição.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo