Implantação da Central Semafórica inicia nos próximos dias em Criciúma
Contrato com a empresa vencedora de processo licitatório foi assinado nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Clésio Salvaro. Investimento para a implantação da nova tecnologia é de aproximadamente R$ 2 milhões
A Administração Municipal iniciará nos próximos dias a atualização tecnológica do sistema de controle semafórico de vias e a implantação da Central Semafórica em Criciúma. O contrato com a empresa vencedora de processo licitatório foi assinado nesta quinta-feira (8) pelo prefeito Clésio Salvaro. O investimento para a implantação da nova tecnologia é de aproximadamente R$ 2 milhões, sendo que o prazo para a instalação dos equipamentos é de 90 dias.
A melhoria consiste na substituição dos atuais semáforos analógicos por semáforos digitais, que possibilitarão a “onda verde” na Avenida Centenário e vias adjacentes. Os dispositivos serão controlados, em tempo real, por profissionais da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) de Criciúma. Os operadores atuarão na Central Semafórica, que será instalada junto ao Centro de Controle e Operação (CCO) de Criciúma, localizado na sede da Defesa Civil, no bairro Mina Brasil.
A nova tecnologia permitirá que os semáforos analógicos ajustem, de forma rápida, os tempos de sinalização de acordo com as condições de tráfego de veículos, reduzindo os congestionamentos e o tempo de espera em cruzamentos, podendo melhorar até 30% a fluidez do trânsito na principal via de Criciúma. O recurso para a implantação da nova tecnologia é proveniente de operação de crédito firmada entre a Administração Municipal e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).