Programa Universidade Gratuita na Unesc: período para inscrição de novos candidatos inicia nesta terça-feira
Para concorrer a bolsa de estudos do Governo do Estado estudante precisa estar matriculado
O Programa Universidade Gratuita (UG), do Governo do Estado de Santa Catarina, passa para uma nova fase de inscrições. Após o período de recadastro de acadêmicos já contemplados nos semestres anteriores, a partir desta terça-feira, 20 de agosto, será aberta a fase de inscrições para novos candidatos ao Programa.
Neste semestre, a Unesc terá até mil novas vagas disponíveis para aqueles que querem realizar o sonho de cursar o ensino superior.
Para concorrer a uma das vagas disponíveis nos mais de 40 cursos da Unesc, o estudante precisa já estar matriculado em um dos cursos de graduação presenciais. Na página unesc.net/graduacao é possível acessar todas as opções disponíveis e os diferenciais de cada uma delas. Já no http://www.ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/universidade-gratu/cronograma-menu-unigratuita estão disponíveis todas as informações sobre o Programa do governo, bem como os critérios para cadastramento, cronograma e requisitos para participar do processo de concessão.
Conforme a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, além de ser um mecanismo de permanência para o estudante, o Programa também oportuniza, a cada virada de semestre, o acesso de novos acadêmicos.
“Ter um Programa que oportuniza acesso e permanência na graduação é algo fantástico. Isso confere significado a cada dia de luta que enfrentamos. O projeto está cada vez mais maduro e ajustado à demanda de Santa Catarina, o que dá ainda mais segurança aos nossos estudantes”, observou Luciane.
Além de oferecer a oportunidade de acesso aos estudantes, de acordo com Luciane, o Programa beneficia a comunidade em geral, já que a Instituição realiza a contrapartida, no caso da Unesc, por meio do Programa de Formação para Professores da Rede Pública Estadual de Ensino de Santa Catarina.
“A contrapartida do UG representa uma oportunidade de fortalecer a relação entre a Universidade e a sociedade, impactando diretamente a formação e o desenvolvimento dos educadores que atuam nas escolas da região. Ao investir na formação desses profissionais, estamos contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino oferecido às crianças e jovens, o que, por sua vez, gera um impacto positivo em toda a comunidade. A Unesc acredita que a educação é a chave para o desenvolvimento sustentável e a transformação social, e é com esse espírito que continuamos a trabalhar para construir um futuro melhor para todos”, acrescentou a reitora.
Luciane também mencionou que, por meio do UG, quase três mil estudantes da Unesc foram beneficiados entre o segundo semestre de 2023 e o primeiro semestre deste ano.
Universidade Gratuita
O Programa Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer permanecer em uma universidade, mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas. O Programa contempla várias universidades e centros universitários de todas as regiões do Estado.
Em contrapartida, os estudantes retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser realizado durante o curso ou até dois anos depois de se formar. As universidades participantes possuem um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os estudantes irão retribuir com o seu trabalho.
Os estudantes beneficiados por bolsa do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) que tenham interesse em realizar o cadastro para participar do Programa Universidade Gratuita devem, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e realizar o cadastramento de acordo com o cronograma de inscrições.