Mampituba/FME Criciúma/Unesc disputa o Brasileiro Interclubes
O Plano de Governo inclui o Programa Primeiro Emprego, cursos profissionalizantes, e mais espaços de lazer para os jovens.
A juventude de Cocal do Sul contará com projetos em diversas áreas, como educação, emprego, esporte e lazer, no Plano de Governo de Ademir Magagnin e Roseny Cittadin Barbosa, a Nega. A coligação “Compromisso e Trabalho por Cocal” apresenta propostas que vão desde a preparação para o primeiro emprego até a criação de espaços de lazer e incentivo ao esporte, todas pensadas para garantir o desenvolvimento e o bem-estar dos jovens no município.
Um dos principais projetos é a implementação do Programa Primeiro Emprego, que abrirá portas para que jovens adquiram experiência no mercado de trabalho. Além disso, será construído um pavilhão colmeia industrial, destinado a pequenas empresas e startups, criando oportunidades para os novos empreendedores. Outro projeto é a oferta de cursos profissionalizantes por meio de parcerias com escolas técnicas da região, ampliando a qualificação profissional dos jovens.
Na área da educação, o plano contempla crianças e adolescentes com atividades extra-curriculares como robótica, clube de português, jogos de mesa, aulas de violão, laboratório de aprendizagem e aulas de italiano. Ademir e Nega também pretendem criar um projeto voltado ao desenvolvimento de competências como empreendedorismo, cidadania, educação ambiental, cultura, tecnologia, mercado de trabalho, educação financeira e socioemocional, proporcionando uma formação integral.
“O cuidado com as crianças e adolescentes é fundamental para garantirmos que, no futuro, tenhamos jovens mais preparados para enfrentar os desafios da vida. Quanto mais cedo começarmos, mais oportunidades criaremos para que eles se desenvolvam de forma completa e possam contribuir para o crescimento de nossa cidade”, destaca Magagnin.
No lazer, a proposta inclui a revitalização da Praça Coberta, onde acontecerá o projeto “Cantando na Praça”, com apresentações culturais e exposições de artesanato e produtos naturais, valorizando os talentos locais. Ademir e Nega também planejam a construção de um Parque de Lazer nos moldes dos parques de Criciúma. “Hoje, nossos jovens saem do município para passar a tarde em parques de Criciúma. Queremos oferecer um espaço aqui, arborizado, com pista de caminhada e pensado para toda a família”, comenta Nega. O parque incluirá áreas para crianças e espaços dedicados aos animais de estimação.
No esporte, está prevista a revitalização e arborização do Estádio Valmor Mario Guollo, além da ampliação de projetos de iniciação esportiva nos bairros e melhorias nas áreas de lazer existentes. “Estamos comprometidos em ouvir cada cidadão, especialmente os jovens, que são o futuro do nosso município. A cada casa que visitamos, reforçamos nosso compromisso em desenvolver mais projetos que atendam suas necessidades e desejos, buscando sempre oferecer oportunidades e um ambiente mais saudável e acolhedor para todos”, completa Magagnin.