Geral

Municípios do Sul se destacam no ranking estadual de apoio ao empreendedorismo

Casas do Empreendedor de Tubarão e Criciúma foram destaque no atendimento a microempreendedores

O Sul de Santa Catarina se destacou no último ranking estadual das Casas do Empreendedor, programa do Sebrae/SC em parceria com as prefeituras. Considerando o número de atendimentos proporcional oferecido pelos municípios aos pequenos negócios, Tubarão e Criciúma estão entre os três primeiros, reconhecidos pelos serviços prestados aos microempreendedores individuais (MEIs). A avaliação foi baseada em dados do Sebrae Nacional, Sistema de Atendimento SAS, Observatório de Negócios e o censo demográfico de 2022.

Tubarão: polo de integração regional

Tubarão conquistou o segundo lugar no ranking entre municípios com mais de 100 mil habitantes, com destaque para o atendimento a 22% do público-alvo. A cidade tem consolidado seu papel no apoio ao desenvolvimento econômico local, oferecendo capacitações e serviços essenciais para os pequenos negócios. 

“O resultado para a Sala do Empreendedor reafirma nosso compromisso em apoiar o desenvolvimento econômico local, oferecendo recursos e capacitações que impulsionem o sucesso dos pequenos e médios negócios”, afirmou a gestora da Sala do Empreendedor de Tubarão, Josiane Linhares. “Ficar em segundo lugar no estado demonstra que Tubarão continua a se destacar como um polo de integração regional, incentivando o empreendedorismo e proporcionando ferramentas essenciais para que os negócios locais prosperem”.

Criciúma: agilidade no apoio ao empreendedor

Já Criciúma obteve a terceira posição, atendendo mais de 4 mil microempresas e MEIs no primeiro semestre deste ano. Com um total de 31.587 empresas ativas, a cidade tem se esforçado para desburocratizar processos e capacitar seus profissionais para atender às diversas demandas dos empreendedores. 

“Os registros dos mais de quatro mil atendimentos que fizemos no 1º semestre, e a constante capacitação dos atendentes da Casa do Empreendedor, foram fundamentais para esta conquista valorosa”, explicou o coordenador da Casa do Empreendedor de Criciúma, Marlon Araújo. Segundo ele, a cidade se destaca pela agilidade na abertura de empresas: “Estamos entre as cidades mais rápidas do Brasil para abrir uma empresa. Em média, 2 horas apenas. E vai diminuir mais”.

Além disso, Criciúma se prepara para inaugurar um Posto de Atendimento Avançado da Receita Federal dentro da Casa do Empreendedor, ampliando ainda mais os serviços oferecidos. 

Sebrae aliado ao sucesso dos municípios

A atuação do Sebrae/SC tem sido fundamental para o crescimento e desenvolvimento das Casas do Empreendedor em Santa Catarina. O gerente regional Sul do Sebrae/SC, João Alexandre Guze, destacou a importância da parceria com as prefeituras, especialmente através do programa Cidade Empreendedora. 

“A Sala do Empreendedor é uma das ações do Programa Cidade Empreendedora, que o Sebrae realiza em parceria com mais de 150 municípios de Santa Catarina. Com a prefeitura, oferecemos, de uma forma estruturada e próxima ao empresário, apoio para questões de legalização e formalização do seu negócio, e suporte às necessidades de gestão da sua empresa”, destacou Guze.

Ele também ressaltou que a conquista de Criciúma reflete o trabalho conjunto entre o Sebrae e os municípios parceiros: “A gente se junta para levar um serviço relevante para o cidadão e, nesse caso, o empreendedor”, disse. Além de apoiar a formalização de negócios, o Sebrae/SC auxilia na capacitação dos empreendedores, oferecendo orientação nas áreas de finanças, marketing, estratégia de negócios e recursos humanos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo