PL que visa diminuir furtos de materiais de alumínio, bronze, cobre e outros ferros usados é aprovado
De autoria do vereador Juarez de Jesus (PL), o Projeto de Lei 57/2024 foi aprovado em plenário. O texto instituí a criação de cadastro e relatório comercial para os estabelecimentos que atuam na compra e venda de materiais de cobre, bronze, alumínio, zinco e ferro usados, e dá outras providências.
De acordo com o vereador, é sabido que a prática antiga de furtos de cabos e fios de transmissão elétrica, telefônica, transformadores, bocas de lobo, grades de caixa de drenagem, tampas de ferro do sistema de esgoto, peças de cemitérios, que ornamentam túmulos, são levadas entre outros. Esses materiais de cobre, bronze, alumínio, zinco e ferro que estão na mira de pequenas, mas bem-organizadas quadrilhas, que atuam não só em nosso Município como em outros.
O projeto de lei torna obrigatório o uso de cadastro, devidamente atualizado, por parte dos estabelecimentos comerciais que compram e vendem esse tipo de produto, com a finalidade de as autoridades policiais e fiscalização da municipalidade possam obter subsídios para controle e investigação dos furtos continuados na nossa cidade.