Adoção das novas parabólicas digitais avança lentamente em Criciúma
A migração das parabólicas tradicionais para as novas antenas digitais, oferecidas gratuitamente para famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal, avança em Criciúma, mas em ritmo abaixo do esperado. Até o momento, apenas 7% das instalações estimadas foram concluídas ou agendadas na cidade, de acordo com a Siga Antenado, Entidade Administradora de Faixa (EAF) e responsável pelo processo.
De acordo com Leandro Guerra, presidente da Siga Antenado, a migração traz benefícios diretos aos telespectadores. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e som, além de uma programação regional, tudo de forma gratuita, como sempre foi. É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”, explica.
A nova tecnologia utiliza a Banda Ku, substituindo a antiga Banda C, que será desativada em função da implementação da tecnologia 5G. Enquanto no comércio as novas antenas digitais podem ser adquiridas por valores entre R$ 300 e R$ 900, as famílias que fazem parte do CadÚnico, por exemplo, podem realizar a troca sem custos. Também é necessário ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando.
O beneficiário deve informar seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e, então, marcar a data de sua preferência para que a instalação seja realizada. Para saber se têm direito ao kit gratuito, os interessados devem entrar em contato pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone/WhatsApp 0800 729 2404.
Confira o passo a passo para você saber se tem direito:
1º passo: Acesse o site sigaantenado.com.br ou ligue para o número 0800 729 2404, que também funciona como WhatsApp.
2º passo: Informe seu número de CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se fizer parte de algum programa social do Governo Federal, poderá continuar respondendo o formulário.
3º passo: Responda as próximas perguntas do formulário.
Se você estiver dentro dos critérios obrigatórios – estar inscrito no CadÚnico e ter uma parabólica tradicional instalada e funcionando –, será direcionado para o chat e poderá escolher o melhor dia para que um dos técnicos da Siga Antenado vá até a sua casa.
Sobre a Siga Antenado
Entidade Administradora da Faixa (EAF) de 3,5 GHz, a Siga Antenado é também uma entidade não governamental, sem fins lucrativos, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A EAF tem como missão apoiar a população na migração das parabólicas tradicionais para as digitais, garantindo que famílias de baixa renda cadastradas nos programas sociais recebam gratuitamente kits de parabólicas digitais.
A EAF é composta pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que venceram os blocos nacionais do leilão do 5G e são responsáveis por liderar o processo de migração do sinal, visando à liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G.