Estudantes da Rede Municipal representam Criciúma em Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia
Durante a feira realizada no Rio Grande do Sul, os alunos se destacaram com trabalhos que falam sobre o ciclo das abelhas e os contaminantes do solo da horta escolar
Sete estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Judite Duarte de Oliveira receberam destaque na categoria Educação Infantil e Ensino Fundamental na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec Júnior) na última terça-feira (23). O evento ocorre em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e segue até sexta-feira (25).
Os estudantes da Educação Infantil Angelo Eyng Bonfante, Bianca Sipriano, Ellen Bittencourt, Heitor Paes e Tamires Souza, representaram Criciúma durante a mostra científica com o projeto “As abelhas”, desenvolvido a partir de um questionamento das próprias crianças. A pesquisa foi realizada com uma turma de 24 alunos que receberam a visita de um apicultor local para lhes explicar como as abelhas vivem e o que elas produzem. Além disso, a turma fez uma saída de estudos para conhecer o meliponário da Epagri de Araranguá, onde puderam explorar melhor o ciclo de vida das abelhas que não possuem ferrão, as Mandaçaias.
Após a pesquisa, a turma produziu um projeto sobre a vida e a importância das abelhas no meio em que vivemos. “A participação dos nossos estudantes em eventos como este reflete a qualidade da educação pública do município, além de trabalhar cada vez mais a habilidade de colaboração em equipe e iniciação científica das nossas crianças já a partir da educação infantil”, afirma a secretária de educação, Alexsandra Stols Pelegrim.
O município também foi representado pelas estudantes Ana Colle Nunes e Clara Zanette, do 2º ano do Ensino Fundamental, com a pesquisa “Os contaminantes do meu morango”, que explora a condição do solo para cultivo de alimentos. Tando a educação ambiental e sustentabilidade como a iniciação científica, fazem parte do currículo escolar. A partir daí, os estudantes do Ensino Fundamental sentiram-se instigados a analisar e estudar a condição do solo da horta escolar, afinal, a EMEB Judite Duarte de Oliveira está localizada em uma região que antes era depósito de rejeitos da exploração carbonífera.
Por meio, de uma parceria com a Unesc, o grupo de alunos realizou a coleta e análise do solo utilizado para cultivo, descobrindo que o local possuía alto índice de alumínio. A partir dessa descoberta, os alunos envolvidos no projeto estudaram soluções de tratamento para o solo. “Em nossa escola trabalhamos com a metodologia de ensino com pesquisa, onde incentivamos que os estudantes explorem suas curiosidades e sintam prazer em estudar, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem”, relata a diretora da EMEB Judite Duarte de Oliveira, Scheila Serafim.
Os trabalhos criciumenses apresentados na Mostratec Júnior foram selecionados durante a 2º edição da sua afiliada, a Mostra Científica Judite Duarte de Oliveira (MOCIJU), realizada em agosto de 2024 nas dependências da escola municipal.
MOCIJU
A Mostra Científica da escola municipal Judite Duarte de Oliveira teve sua segunda edição realizada em agosto de 2024, nas dependências da própria escola. O objetivo é incentivar a iniciação científica dos estudantes, componente curricular que faz parte das diretrizes de ensino da Unidade de Ensino. Através da exploração de assuntos do cotidiano, os alunos produzem pesquisas, análises e projetos de intervenções, que são apresentados para a comunidade durante a Mociju.
MOSTRATEC
A Mostratec é uma feira de ciência e tecnologia realizada anualmente pela Fundação Liberato no Rio Grande do Sul. Durante o evento, jovens cientistas da Educação Infantil ao Ensino Médio expõem projetos de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento humano.
A feira integra educação e tecnologia e conta com a participação de empresários, autoridades nacionais e internacionais, profissionais de diversas áreas, educadores, estudantes, imprensa e comunidade em geral, podendo ser considerada um dos principais eventos educacionais do Brasil.