99 anos de emancipação político-administrativa: Criciúma celebra quase um século de progresso e desenvolvimento
Cidade vive um novo momento em sua história, voltado ao desenvolvimento sustentável e tecnológico
Criciúma celebra 99 anos de emancipação político-administrativa nesta segunda-feira (4), data que marca quase um século de progresso e inovação. Um município que tirou do subsolo a base de seu desenvolvimento socioeconômico, por meio da extração de carvão, e hoje projeta um futuro mais sustentável e tecnológico para as novas gerações. Com 240 mil habitantes, Criciúma é a maior cidade do Sul de Santa Catarina, capital entre duas capitais, Porto Alegre e Florianópolis, sendo destaque nacional em segurança, qualidade de vida e acesso à educação e à saúde.
“Celebramos com orgulho os 99 anos de emancipação político-administrativa de Criciúma. Esta é uma data que representa o esforço e a determinação de todos que trabalham para o progresso da nossa cidade. Ao longo de quase um século, Criciúma se transformou, abraçando um futuro de desenvolvimento tecnológico, focado na qualidade de vida e bem-estar da população. Em 2025, teremos um centenário digno de nossas conquistas. Que essa celebração nos inspire a seguir em frente, com garra e esperança, em busca de um futuro cada vez melhor”, ressalta o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.
O município, que antes era território e distrito de Araranguá, conquistou sua independência político-administrativa em 1925. Ao longo dos anos, a cidade fundada por imigrantes italianos progrediu economicamente por meio da agricultura, até a descoberta das primeiras jazidas de carvão mineral, que impulsionaram seu desenvolvimento de maneira efetiva. Com o passar do tempo, o município passou por grandes transformações e se consolidou como polo industrial, celeiro de grandes empresas dos setores de tecnologia, cerâmico, plástico e de confecções.
Para o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Ismail Ahmad Ismail, manter viva a tradição dos povos que colonizaram o município é essencial para preservar a história da cidade. “Celebrar os 99 anos de emancipação é, também, uma oportunidade de refletirmos sobre a importância da cultura em nosso desenvolvimento. O Parque dos Imigrantes e outros espaços culturais são testemunhos do nosso legado e do compromisso com as futuras gerações. Precisamos valorizar e promover a cultura que nos torna únicos, preservando as tradições e inovando ao mesmo tempo”, afirma o diretor.
Conhecida como Capital Brasileira do Carvão Mineral e do Revestimento Cerâmico e Capital Catarinense dos Parques Urbanos, Criciúma vive um novo momento em sua história. Destaca-se como um município inovador e culturalmente rico, com equipamentos exclusivos que unem passado e futuro, como o Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina. O local, antes utilizado como depósito de rejeito de carvão, foi revitalizado e se tornou uma grande área verde com elementos que remetem à colonização italiana. O parque abriga, ainda, a Fazenda Solar e o Memorial Nikola Tesla, ambientes inovadores que reforçam o compromisso com a geração de energia limpa e inovação.
De acordo com o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, a Administração Municipal trabalha constantemente em ações que buscam elevar o patamar de cidade inteligente. O programa Criciúma Sustentável possui projetos voltados ao desenvolvimento consciente, como a Fazenda Solar, capaz de abastecer as 62 escolas da rede municipal por meio da conversão de energia solar. A substituição da frota municipal de carros a combustão por veículos elétricos e a instalação de lâmpadas de LED em milhares de pontos da cidade são outras ações de destaque.
“Criciúma se destaca cada vez mais pela sua capacidade de inovar e se adaptar às novas demandas do mundo moderno. Um município que se preocupa com o desenvolvimento socioeconômico, mas também com a preservação do meio ambiente, comprometido em buscar maneiras mais sustentáveis e tecnológicas para a geração de energia, contribuindo para o progresso”, enfatiza o secretário-geral da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan.
Turismo
Com equipamentos únicos que encantam visitantes e moradores, Criciúma se destaca também no turismo. A cidade possui quatro grandes parques que proporcionam experiências diversas para todas as idades. A Mina de Visitação Octávio Fontana é responsável por manter viva a história da mineração de carvão em Criciúma. É considerada a única mina de carvão mineral aberta à visitação na América Latina e está entre as quatro no mundo. O ambiente se tornou um dos principais pontos turísticos do município, onde o visitante pode aprender sobre o mineral que impulsionou o desenvolvimento econômico do Sul de Santa Catarina.
Do subsolo direto para o espaço: no Parque Astronômico, turistas e entusiastas da astronomia podem viajar por estrelas e constelações durante as sessões no planetário digital. O local possui, também, instrumentos em tamanho real, doados pela Força Aérea Brasileira (FAB), como foguete, sonda e míssil. Com isso, Criciúma se tornou a única cidade do país com equipamentos como esses expostos ao público.
Depois de uma imersão completa pelos planetas, o visitante pode apreciar uma vista 360° da cidade, da serra e do mar, no Mirante Realdo Santos Guglielmi. A estrutura possui três níveis de observação e duas plataformas de vidro, a mais alta a 30 metros. Em breve, para valorizar ainda mais o complexo turístico do Morro Cechinel, será construído o novo Parque Ecológico. O projeto contempla um borboletário rodeado de espécies de plantas nativas.
Educação
A rede municipal de Criciúma possui 22 mil alunos matriculados em 62 unidades de ensino, estruturas físicas nas quais o Governo de Criciúma se empenha em ampliar e melhorar, com reformas, construção de ginásios de esportes e novas salas de aula. Nas Salas Makers, os estudantes podem descobrir um novo mundo durante o contraturno escolar, que os prepara ainda mais para o mercado de trabalho.
Para garantir a segurança no ambiente escolar, o Centro de Controle e Operações (CCO), localizado na sede da Defesa Civil, monitora em tempo real os portões de todas as escolas municipais. Além disso, as unidades contam com dispositivos de emergência que podem ser acionados a qualquer momento. O alerta é enviado diretamente ao CCO, onde são tomadas as devidas medidas de proteção.
Saúde
Com 49 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a mais nova inaugurada na região da Boa Vista, Criciúma é líder em qualidade no Brasil. No distrito do Rio Maina, o Santo Agostinho Complexo de Saúde é responsável por centralizar especialidades que antes ficavam espalhadas pela cidade, como fisioterapia, nutricionista, psicologia, fonoaudiologia e enfermagem.
O TeleSaúde, plataforma digital para agendamento de consultas, agilizou atendimentos e diminuiu as filas de espera nas UBSs. Agora, os criciumenses contam também com o TelePsicologia e o TeleSaúde exclusivo para pessoas idosas, serviços disponibilizados totalmente online.
Desenvolvimento econômico
Criciúma possui uma economia pujante, com mais de 32 mil empresas ativas. Com um processo desburocratizado e agilizado pela Casa do Empreendedor, é possível abrir um novo negócio na cidade em pouco mais de duas horas. A iniciativa do Governo Municipal é reconhecida no Ranking de Atendimentos da Sala do Empreendedor em Santa Catarina, realizado pelo Sebrae SC. O município ocupa a 1ª posição entre as cidades catarinenses com mais de 100 mil habitantes.
Mobilidade urbana
As obras estruturantes transformam a cidade e melhoram a mobilidade urbana. Como o canal auxiliar, para prevenir alagamentos que durante anos causaram transtornos à população. O binário da Avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz, desafogou o trânsito intenso e gerou desenvolvimento para a população, além da pavimentação de mais de 2,3 mil ruas na cidade.