Geral

Celebração de 30 anos do último eclipse solar total visto no Brasil movimenta Parque Astronômico de Criciúma

Cerca de 500 visitantes prestigiaram o evento durante o final de semana

No último final de semana, o Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc² recebeu um grande evento em comemoração aos 30 anos do último eclipse solar total visto no Brasil. A programação iniciou no sábado (2) e encerrou no domingo (3). O público pôde participar de diversas atrações, como sessões no planetário, palestras, atividades interativas, exposição e uma mesa redonda com figuras importantes que estiveram presentes na cidade durante o fenômeno histórico.

Na manhã do dia 3 de novembro de 1994, Criciúma recebia visitantes e pesquisadores ansiosos para observarem um fenômeno histórico: o eclipse solar total. O alto do Morro Cechinel estava localizado exatamente na faixa da Umbra da Lua, se tornando o melhor ponto do país para observação do Sol completamente oculto. O fenômeno fez com que os olhos do Brasil se voltassem para o céu da região Sul há três décadas. 

Cerca de 500 visitantes estiveram prestigiando a celebração de 30 anos do eclipse, organizada pelo Parque Astronômico. “As sessões do planetário ficaram cheias, mas as explicações sobre os telescópios foram, sem dúvida, o que mais chamou a atenção do público”, relatou a gerente administrativa do parque astronômico, Emanoela Ceron.

A celebração recebeu a presença do autor do Anuário Astronômico Catarinense desde 2015, Alexandre Amorim, para uma sessão especial no planetário intitulada “Uma noite em 30 minutos”. “A palestra teve o objetivo de mostrar ao público o contexto do eclipse de 94 e de outros eventos que ocorreram no estado naquela época, além de citarmos os próximos fenômenos astronômicos que poderemos observar”, contou Amorim. O palestrante também frisou a importância da manutenção do Parque Astronômico Municipal e do Clube de Astronomia das escolas da rede municipal para os próximos eclipses que virão.

O professor Walbert Pinheiro também marcou presença na comemoração dos 30 anos do evento histórico. Em 1994, Pinheiro divulgou nas escolas da rede municipal de ensino e em diversas empresas da região os cuidados necessários para observação do Eclipse. “Criciúma nunca tinha se destacado tanto como naquele ano. Recebemos muitos turistas, cientistas, imprensa nacional e internacional. O eclipse de 1994 foi o fenômeno que mais divulgou nossa cidade para o mundo”, relembra o professor.

O próximo eclipse total do sol visível no Brasil deve acontecer no ano de 2046, e Criciúma voltará a ser um dos melhores pontos para observação de um eclipse solar total somente em 2103.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo