Geral

Chuvas intensas provocam alagamentos e deslizamentos em municípios de Santa Catarina

Desde a última terça-feira, 5, Santa Catarina enfrenta uma nova onda de chuvas intensas que vêm afetando o estado. As fortes precipitações são causadas pela passagem de uma frente fria, acompanhada por circulação marítima, que resultou em temporais, alagamentos e deslizamentos em áreas pontuais.

As regiões Oeste e Extremo Oeste foram as mais afetadas. São Domingos registrou inundações significativas. Bairros como São José, Ari Bortoli, Centro e Linha Santo Antônio tiveram 12 residências atingidas e quatro vias interditadas. O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizou seis operações de resgate, salvando 16 pessoas e animais. Duas pessoas precisaram de atendimento médico e foram encaminhadas ao Pronto Socorro.

Até o momento, a prefeitura de São Domingos já sinalizou a necessidade de decretar situação de emergência. Não houve solicitações de itens de assistência humanitária (IAH), mas as autoridades continuam em alerta para fornecer apoio conforme a evolução do quadro.

Sul catarinense
O Extremo Sul também registrou ocorrências. As cidades de Jacinto Machado, Meleiro e Timbé do Sul enfrentaram interrupções momentâneas em vias, que foram restabelecidas após algumas horas. Em Jacinto Machado, uma ponte sobre o Rio Pinheirinho sofreu um rompimento parcial, e os danos ainda estão sendo avaliados pelas autoridades locais.

Litoral Norte
Em Itajaí e Navegantes, ocorreram alagamentos pontuais, enquanto em Luiz Alves houve pontos de enxurradas e deslizamentos, resultando na suspensão das aulas, embora sem registro de desalojados ou residências atingidas. Em Penha, além dos alagamentos e deslizamentos em vários pontos, as aulas também foram suspensas, mas sem impacto direto em residências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo