Ex-presidente da FME de Criciúma recebe Comenda do Mérito Desportivo de Santa Catarina
Sandro Araújo foi homenageado com a honraria pelos relevantes serviços prestados ao esporte catarinense
O ex-presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma, Sandro Araújo, foi homenageado na última terça-feira (5) pelo Conselho Estadual de Esporte (CED/SC) com a Comenda do Mérito Desportivo. O título é entregue a cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao esporte catarinense. A cerimônia foi realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
“Para mim, foi um evento muito emocionante. De todos os títulos que já conquistei e os momentos importantes que vivenciei no esporte, esse é um dos mais marcantes. Posso equiparar a quando participei do meu primeiro Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), em 1978, e fui vice-campeão e quando tive a honra de carregar a tocha olímpica na abertura do Jasc de 1987, em Criciúma, com o Estádio Heriberto Hulse lotado”, comentou o novo comendador do esporte catarinense.
Quem é Sandro Araújo?
Nascido em 14 de agosto de 1962, no município de Joinville, Sandro Renato de Araújo é licenciado em Educação Física pela Fucri/Esede, com especialização em Treinamento Desportivo pela Unesc. Foi atleta de atletismo entre os anos de 1973 e 1989, nas provas de 100m rasos e revezamento 4×100, representando Criciúma, Blumenau e Florianópolis. Por várias vezes foi campeão e recordista em competições de âmbito estadual e nacional. Foi pré-convocado para as seletivas dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles (EUA), e carregou a tocha olímpica na abertura dos Jasc de 1987, em Criciúma.
Araújo atuou como técnico de atletismo entre os anos de 1996 e 2004, sendo duas vezes campeão e duas vezes vice-campeão dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc). Foi técnico da Seleção Catarinense nos Jogos da Juventude de 1996 a 1998 e no Campeonato Brasileiro Juvenil de 2004. Exerceu o cargo de presidente da FME de Criciúma em 2012, 2017 e 2018. Foi coordenador de atletismo e coordenador técnico geral da Comissão Central Organizadora (CCO) de 2008 a 2017 e membro do CED/SC no biênio 2021/2022, entre outros cargos no meio esportivo.
Como idealizador e coordenador do Projeto Correndo pelo Futuro, desenvolvido em Criciúma, descobriu vários talentos esportivos, com destaque para a atleta olímpica de atletismo Ana Cláudia Lemos Silva. O novo comendador do esporte catarinense tem atuação na área esportiva há mais de 50 anos e atualmente é diretor executivo da Associação Desportiva (AD) Criciúma.
Cidadania Honorária
Sandro Araújo também será homenageado neste mês pela Câmara Municipal de Criciúma. O ex-presidente da FME receberá o título honorífico de Cidadania Honorária, honraria que é entregue para pessoas que se destacaram em suas atividades e contribuíram com a cidade, mesmo que não tenham nascido no município que lhe concede o título. A pessoa homenageada passa a ser considerada conterrânea de Criciúma. A indicação do seu nome foi feita pelo vereador Arleu da Silveira. O evento será realizado no dia 22 de novembro, às 19h, no Teatro Municipal Elias Angeloni.