Clube do Jovem Empreendedor 2024 encerra com feira estudantil na Acic
Iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, em parceria com a Associação Empresarial de Criciúma, buscou desenvolver competências empreendedoras nos estudantes
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) recebeu na tarde dessa segunda-feira, 11, cerca de 150 estudantes que fazem parte do Clube do Jovem Empreendedor, para a conclusão do projeto em 2024.
Os alunos da rede municipal de ensino dos sextos e sétimos anos apresentaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano. O tema deste ano foi “Soluções Sustentáveis”. Dentro dessa temática, os estudantes buscaram um desafio sustentável para a sua escola, e para isso tiveram a oportunidade de trocar experiências com os empresários da Acic que apadrinharam as escolas.
“Além disso, temos investido em iniciativas como os Prêmios Acic de Matemática e de Língua Portuguesa, que reforçam o nosso compromisso com o desenvolvimento educacional. Professores, gestores e alunos, vamos continuar nos envolvendo e a Acic estará sempre junto com vocês”, enalteceu Zanette.
Parceria
O Clube do Jovem Empreendedor faz parte de uma parceria entre o Município de Criciúma, a Acic e o Sebrae, por meio do Programa Cidade Empreendedora, que compreende uma série de ações e atitudes que a gestão pública pode fazer para ser mais inovadora.
“Nesse programa, nosso objetivo é criar um ambiente favorável ao surgimento de novos negócios, reduzindo a burocracia e promovendo a educação empreendedora como uma base sólida para o futuro. Esse trabalho conjunto é fundamental para garantir resultados duradouros. Agradeço à Acic por mobilizar os empresários e fortalecer essa importante parceria entre o setor público e o privado”, destaca o gerente regional Sul do Sebrae, João Alexandre Guze.
O secretário da Fazenda de Criciúma, Celito Cardoso, representando o prefeito municipal, Clésio Salvaro, também reforçou a importância do projeto.
“Nosso sincero agradecimento aos empresários envolvidos nesse projeto; a participação de vocês é fundamental para seu sucesso. A Constituição Federal estabelece que a educação é um direito de todos e uma obrigação do Estado, mas o grande diferencial está na colaboração. A educação deve ser construída em parceria sólida com a sociedade e a família. Precisamos desse apoio e, hoje, esse projeto extraordinário é uma prova do valor dessa união entre sociedade, família e educação” pontua.
Experiência dos empresários
Os empresários também relatam suas experiências com o projeto e reforçam o quão importante é essa iniciativa.
“A experiência de acompanhar a escola foi muito enriquecedora, uma verdadeira troca. Quando os alunos visitaram a empresa e puderam conhecer de perto nosso papel na prestação de serviços, logística e transporte, eles tiveram a oportunidade de entender melhor o que fazemos”, coloca Sil Citadin, diretora da Destak Transportes e também diretora da Acic.
“Em nossa matriz, puderam ver como trabalhamos com foco na sustentabilidade e na certificação ISO 9001, e como buscamos fazer a diferença em nosso negócio. Esse conhecimento os estudantes levaram para a escola e aplicaram no Projeto de Empreendedorismo”, acrescenta a empresária.
“Para nós, foi um aprendizado imenso observar a motivação dos jovens em empreender e fazer a diferença. Essa vivência nos inspira a continuar apoiando pessoas e escolas, plantando sementes que ajudarão a formar os empreendedores do futuro”, completa Sil.
A Usipe também foi uma das empresas que apadrinhou as escolas. “Esse projeto foi incrível em diversos aspectos. Um dos principais é essa aproximação entre as empresas e os estudantes desde cedo, plantando uma semente de que eles podem construir um futuro promissor na indústria. Estamos em um momento em que muitos jovens buscam carreiras ligadas à tecnologia, mas existem inúmeras oportunidades também no setor industrial”, ressalta o diretor administrativo-financeiro da Usipe, Caio Binotti, diretor também da Acic.
Ele conta como foi a experiência. “Os estudantes se mostraram muito curiosos e cheios de perguntas, tornando a troca de experiências extremamente enriquecedora. Além disso, foi fundamental mostrar a eles como o estudo é essencial para que as oportunidades se concretizem. Apresentamos diversos casos de sucesso de colaboradores que começaram como estagiários ou aprendizes e cresceram dentro da empresa, com o objetivo de despertar o interesse desses alunos”, conclui.
Participação dos estudantes
A estudante Isabeli Madalena, do sexto ano da Escola Érico Nonnenmacher, conta que a experiência também foi muito boa. “Gostei demais de participar desse projeto, foram muitos conhecimentos”, pontua.
Já a aluna Giovanna Ferreira do Amaral, do sétimo ano da Escola Luiz Lazzarin, espera continuar participando do projeto no ano que vem. “A experiência foi incrível, os empresários foram muito receptivos. Quero continuar no próximo ano”, enfatiza.
Empresas e escolas participantes
Participaram do projeto as empresas Usipe, Destak Logística e Transporte, Betha Sistemas, Althoff Supermercados, Anjo Tintas, Plasson, Damyller, Higemax, Librelato, Farben Tintas, Plascin, Construtora Fontana e Rio Deserto e as escolas Ângelo de Luca, Dionizio Milioli, Erico Nonnenmacher, Filho do Mineiro, Hercílio Amante, Jorge da Cunha Carneiro, José Contim Portella, Luiz Lazzarin, Francisco Bertero, Pascoal Meller, Professor Francisco Skrabski, Lili Coelho e Serafina Milioli Pescador.