Secretaria de Saúde de Criciúma participa evento comemorativo aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal
O evento em Brasília, reúne profissionais de todo o país para discutir práticas eficazes em saúde bucal, destacando experiências que podem servir de modelo para outras cidades
O município de Criciúma foi escolhido, entre 700 trabalhos inscritos, para participar do evento comemorativo aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal. Esse projeto reflete os avanços que a secretaria de saúde de Criciúma conquistou nos últimos anos fazendo da cidade referência estadual e nacional no quesito saúde bucal. O evento, que acontece nos dias 21 e 22 novembro em Brasília, servirá para compartilhar experiências com o restante dos profissionais do país, apresentando como o investimento em saúde bucal pública pode trazer melhorias tanto na atenção primária quanto especializada.
Conforme o secretário municipal de saúde, Deivid de Freitas Floriano, participar de um evento nacional e apresenta o resultado das ações implantadas no município´pio nesta área é uma grande conquista. “Apresentar nossos serviços e servir de exemplo para outros municípios, demonstra que nós estamos no caminho certo”, ressalta.
A iniciativa, que é financiado pelo Ministério da Saúde e apoiado pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), trabalhou com mais de 700 inscritos, para selecionar apenas 200 que apresentaram no encontro os cases de sucesso na área de saúde bucal pública. Segundo o gerente de saúde bucal da secretaria de saúde de Criciúma, Cristian da Silva Serpa, esse projeto traz a possibilidade do município apresentar para as outras partes do país o modelo de gestão que vem conduzindo ao longo dos anos. Deste modo, Serpa salienta que é possível levar em pauta o que foi feito para melhorar, incrementar e implementar essas facilidades novas.
“Criciúma conquistou, no decorrer dos últimos anos, uma cobertura odontológica completa com todas as unidades de saúde da cidade possuindo dentistas fixos, além de oferecer serviços como tratamento de canal em sessão única, extração de sisos, tratamento com odontopediatra, aparelho preventivo para crianças até 14 anos, tratamento de dores orofaciais, placas de bruxismo, e próteses dentárias”,elencou. A rede de saúde também oferece serviços inovadores como o uso de ozonioterapia, sedação com óxido nitroso (para acalmar pacientes durante procedimentos).