Geral

Comitiva de Maracajá realiza nova reunião com a Casan sobre o abastecimento de água

Uma reunião entre a Administração Municipal de Maracajá e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – Casan, em Florianópolis, deixou otimista a comitiva liderada pelo prefeito Anibal Brambila.
O assunto em pauta foi as necessidades atuais e futuras do sistema de abastecimento de água em Maracajá, os desafios enfrentados e as soluções viáveis que possam garantir um serviço mais eficiente e sustentável para a população.
“Não podemos aceitar que nossos munícipes fiquem sem água, que é um direito fundamental. A Prefeitura sempre buscará as melhores alternativas, unindo esforços e garantindo que nossa cidade tenha a segurança hídrica que merece. Deixou bem claro que o Município está disposto em solucionar essa demanda”, destacou o Prefeito Anibal Brambila durante a reunião.
Conforme o Diretor de Operações e Expansão Pedro Joel Horstmann hoje a água vem da SAI (Sistema Integrado de Abastecimento de Água) em Criciúma via Forquilhinha pela Jacob Westrup, e para melhorar o abastecimento, em março irão desativar essa rede e iniciar a rede Forquilhinha e Maracajá, além disso até o dia 10 de fevereiro pretendem colocar em funcionamento o reservatório de 500m³.
“Nós estamos em um processo de ampliação e substituição de rede o que equivale a 12km de ampliação, para que rompimentos não se ocasionam. O nosso foco é que a água chegue de forma igualitária em todos os bairros, enfrentando as dificuldades encontradas e garantindo que o munícipe tenha acesso contínuo à água potável. Temos um valor investido que supera os 3 milhões, sendo 1.5 milhões já aplicados”, conclui Horstmann.
O diretor Horstmann ressaltou durante a reunião dados importantes. “A Casan está investindo mais de R$ 3 milhões na obra da nova adutora Dn250 de Água tratada do município de Maracajá, que iniciou em dezembro de 2024, sendo que a tubulação terá 14 km de extensão entre o Centro da cidade e o ponto de interligação com a Adutora já existente no município de Forquilhinha. Os trabalhos de assentamento da tubulação iniciaram pelas ruas 107, 122 e Pedro Rocha, na região Central. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final de 2025. Também estamos instalando o novo reservatório de 500m³ para garantir maior estabilidade no abastecimento do Município de Maracajá. ”
Para o vice-prefeito de Maracajá, Rudi Dassoler, que fez parte da comitiva, as melhorias acordadas com a Casan serão de extrema importância para a comunidade.
“A população tem direito de saber o que está acontecendo, o motivo da água estar faltando em determinados momentos. Não podemos esconder os problemas, temos que resolvê-los o quanto antes. Com todas essas melhorias tenho certeza que nossos munícipes não passaram mais pela falta de a água que é uma necessitada básica”, destaca Dassoler.
Conforme o diretor da Casan, outras melhorias precisam ser destacadas. “A Casan está executando também as obras de novas redes de distribuição no Bairro Cedro, onde a tubulação de 6,5 km de extensão vai beneficiar cerca de 50 famílias a partir do primeiro semestre de 2025. Somando todos os investimentos do Município de Maracajá, com obras de redes, adutoras e reservatórios, serão investidos mais de R$ 4,4 milhões”, ressaltou o Diretor Horstmann durante a reunião.
Também participaram da reunião o Presidente da Câmara de Vereadores Daniel Mendonça e demais Vereadores, Gisele, Jucemar, Gislaine e a Servidora Municipal Carini Barcelos, além do Diretor de Operações e Expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann e o Assessor de Relações de Poder Concedente Guilherme Pitol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo