Audiência em Brasília-DF para dar andamento a construção e implantação de sistema de esgotamento sanitário no Município de Maracajá-SC.

A Implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário é um direito de todos e um serviço essencial que engloba um conjunto de ações e infraestruturas, com o objetivo de coletar, transportar, tratar e dar uma destinação final adequada aos resíduos sanitários, de forma a proteger a saúde pública e o meio ambiente.
Em comitiva a Brasília, o Vice-prefeito RoldineiDassoler da Silva e a Primeira-dama Claudete Brambila participaram de uma audiência com o Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Leonardo Picciani, sobre o andamento do Projeto de Construção e Implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário no Município de Maracajá: “Com a execução desse Projeto, Maracajá deverá se desenvolver muito, isso é um ponto chave e relevante para novos empreendimentos e investimentos se instalarem em nossa cidade, aumentando a qualidade de vida dos nossos Munícipes, o fluxo de turistas, gerando mais empregos e consequentemente incrementando a nossa economia local. A comunidade inteira tem muito a ganhar com essa contemplação deste grandioso Projeto” destaca o Vice-prefeito Rudi Dassoler.
Essa reunião teve como objetivo principal solicitar um auxílio ao Secretário Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, para resolução das condicionantes exigidas durante a etapa de autorização de licitação das obras contempladas no Projeto.
“A Administração Municipal vem trabalhando de forma intensiva para cumprir as diligências apresentadas pela Caixa Econômica Federal em relação as normativas nacionais, relacionadas aos Sistemas de Esgotamento Sanitário. A previsão atual para autorização de licitação da compreende é para o mês de julho de 2025”, conclui o Vice-prefeito.
Vale ressaltar a importância desta tão sonhada obra, que através do Termo de Compromisso nº 968267/2024/MCIDADES/CAIXA, por intermédio do Ministério das Cidades representado pela Caixa Econômica Federal, e o Município de Maracajá, foi contemplado através do Novo PAC do Governo Federal com o valor de R$50 milhões, com a finalidade de Construção e Implantação de Sistema de Esgotamento Sanitário no Município de Maracajá-SC.
“De acordo com a Constituição Federal de 1988, o saneamento é um direito básico da população, e o novo marco legal de saneamento tem como objetivo, garantir que até 2030, todos possam alcançar o acesso a saneamento e higiene adequados e equitativos”. Enfatizou o Secretário Nacional Leonardo.
Esse projeto vai muito além de tudo o que já foi executado no município: “Não devemos esquecer que isso é questão de saúde pública também, nossos munícipes merecem ter acesso ao saneamento básico e melhorarem a qualidade de vida”, destacou a Primeira-dama, Claudete Brambila.