Geral

Diretoria de Meio Ambiente: criciumenses devem realizar descarte de materiais inservíveis no Ecoponto

Estrutura, localizada no bairro Sangão, recebe móveis, eletrônicos, óleo de cozinha usado, pneus e outros materiais inservíveis 

O descarte irregular de materiais como móveis, eletrônicos, podas de árvores, lixo doméstico e resíduos de construção civil causa muitos problemas. Todo o resíduo jogado em terrenos baldios, córregos, rios e demais locais a céu aberto pode causar uma série de doenças, poluir o meio ambiente, além de causar o entupimento das redes de drenagem de águas pluviais e contribuir para alagamentos já que o lixo acumulado dificulta a passagem da água. 

Em Criciúma, a Diretoria do Meio Ambiente, possui uma estrutura para o descate adequado de materiais inservíveis, O Ecoponto, localizado na Av. Governador Jorge Lacerda, no bairro Sangão. O ponto de coleta funciona de segunda a sexta, das 8 h às 16 h, recebe itens como pneus, móveis, pilhas, lixo eletrônico, óleo de cozinha, lâmpadas e materiais recicláveis, como plástico, metal e vidro.

 Entretanto, infelizmente, o descarte irregular de resíduos ainda é uma preocupação da Administração Pública. “Nosso propósito é orientar e conscientizar os moradores de que descartar material inservível em locais como terrenos baldios e vias públicas é crime e prejudica todo o município, pois compromete o sistema de drenagem, causando inundações e proliferação de doenças e pragas”, destaca o coordenador geral de maio ambiente e saneamento, Walter Tiscoski.

De acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, o descarte irregular de resíduos é considerado crime, uma vez que contribui para alagamentos, contaminação de solos e rios e proliferação de pragas e doenças.

A prática pode levar à reclusão, detenção ou pagamento de multa. A penalidade varia conforme o tipo de dano causado pelo lançamento de resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos), detritos ou óleos no ambiente. 

“O Governo do Município, por meio da Coordenadoria de Meio Ambiente, é responsável pelo transporte e a destinação correta dos resíduos domésticos, no entanto é responsabilidade do cidadão dar a destinação correta aos materiais inservíveis, e o 

O que pode ser descartado no Ecoponto?

Móveis velhos, poda de árvore;
Materiais recicláveis, como papel, papelão, latas, plástico, metal isopor e vidro;
Lixo eletrônico, como pilhas, lâmpadas, eletrodomésticos, computadores antigos;

O que não pode ser descartado no Ecoponto? 

Resíduos biológicos, como remédios, agulhas, curativos;
Resíduos químicos e industriais, como embalagens de agrotóxicos;
Resíduos orgânicos, como restos de alimentos;
Resíduos de construção civil, como tijolos, madeira e cerâmica;

Canal de denúncia

Os moradores de Criciúma podem denunciar casos de descarte ilegal à Diretoria do Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) pelo número 156 ou pelo aplicativo REVER, disponível no site oficial da Prefeitura de Criciúma (https://www.criciuma.sc.gov.br/site/meioambiente.php?id/49#conteudo).

O cidadão pode, ainda, realizar denúncia de flagrante pelo telefone da Diretoria, 3445-8811, que deve deslocar uma equipe responsável para análise da ocorrência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo