Parceria entre Acic e Prefeitura de Criciúma viabiliza a terceira edição do Clube do Jovem Empreendedor

Projeto desenvolvido em turmas de oitavo ano de escolas municipais aproxima empresas e estudantes com o objetivo de estimular o empreendedorismo
O Projeto Clube do Jovem Empreendedor, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, contará novamente com a parceria da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) em 2025. A apresentação do projeto ocorreu durante a reunião de diretoria da entidade.
Assim como na edição anterior, os estudantes terão a oportunidade de trocar experiências junto aos empresários, visitando, inclusive, suas empresas. A terceira edição do projeto terá a participação de 13 escolas e quase 200 alunos dos oitavos anos.
“A interação com os alunos é fantástica. Eles fazem muitas perguntas, demonstram preparo e interesse pelo tema e pela empresa. Quando visitam as indústrias, ampliam ainda mais seus horizontes, conhecendo os processos produtivos. Esse programa é extremamente importante tanto para os estudantes quanto para as empresas”, destaca o presidente, Franke Hobold.
“O Clube do Jovem Empreendedor incentiva a cultura do empreendedorismo em nossos alunos, e a parceria com a Acic tem sido fundamental para o sucesso dessa iniciativa, que gera oportunidades e muito aprendizado, que com certeza faz a diferença para as crianças e adolescentes e também na nossa cidade”, enaltece o prefeito municipal, Vagner Espíndola.
Tecnologias Digitais e Soluções Empresariais
A cada edição do projeto, um tema é trabalhado com os estudantes. “Neste ano, exploraremos Tecnologias Digitais e Soluções Empresariais, por meio de diversas ações, como o Café com o Empreendedor, que leva empresários às escolas, as visitas dos alunos às empresas e, ao final do ano, a realização da terceira edição da Feira do Empreendedorismo Estudantil”, detalha a coordenadora do Clube do Jovem Empreendedor, Rúbia Acordi.
Preparação para o futuro
“O Clube do Jovem Empreendedor tem um significado especial para nós, pois gera um impacto real tanto no aprendizado quanto no desenvolvimento social dos estudantes. Vemos nesse projeto uma oportunidade de transformar vidas, ampliando perspectivas e preparando os jovens para o futuro”, ressalta a gerente pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Michele da Costa Bez Birolo.
“A educação é uma jornada, e iniciativas como essa ajudam a ressignificar trajetórias, permitindo que, no futuro, esses alunos utilizem esse conhecimento para suas escolhas profissionais ou até mesmo para empreender”, completa.
Experiência dos empresários
Os diretores da Acic que participaram do projeto em anos anteriores também reforçam o quanto o projeto impacta a vida dos estudantes.
“A troca com os estudantes é inspiradora. É uma grande oportunidade para mostrar a eles as inúmeras possibilidades de crescimento dentro da indústria. Quando entram no ambiente industrial, seus olhos brilham, encantados com o que descobrem. A médio prazo, temos certeza de que despertamos o interesse e o desejo de muitos desses jovens”, coloca o diretor Caio Binotti.
“Para nossa empresa, participar do projeto foi uma grande alegria. O modelo de ensino evoluiu, e hoje é essencial incentivar os alunos a estudar, se dedicar e desenvolver o espírito empreendedor. Empreender não significa apenas ter o próprio negócio, mas também inovar e fazer a diferença dentro das organizações”, avalia o diretor Leandro Eufrásio.
Escolas e empresas participantes
Participarão da terceira edição do projeto as escolas municipais Adolfo Back, Angelo de Luca, Érico Nonnenmacher, Filho do Mineiro, Hercílio Amante, José Contin Portella, Luiz Lazzarin, Padre José Francisco Bertero, Pascoal Meller, Professor Vilson Lalau, Professora Iria Zandomênego De Luca, Lili Coelho e Serafina Milioli Pescador e as empresas Farben Tintas, Usipe, Radar, Plasson do Brasil, Ufo Way, Damyller, Innova, Plascin, Construtora Pavei, Procer, Rio Deserto, Transportes Francisconi e Mohawk.