Alunos da EMEB Dionízio Milioli de Criciúma são premiados na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira

A iniciativa organizada pelo Tesouro Nacional premiou nove estudantes com medalhas e a escola ganhou equipamentos para aprimorar a infraestrutura pedagógica da escola
A Escola Municipal de Educação Básica (E.M.E.B.) Dionízio Milioli, de Criciúma, conquistou uma importante premiação na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), competição nacional voltada para a disseminação do conhecimento financeiro entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Nove estudantes da escola receberam medalha: Sarah Rodrigues Maria, Samuel Teixeira, Nicolas Bernardo da Silva, Noemi Machado Schiavini, Pedro Reis Eduardo, Lucas Lopes, Kauã do Nascimento, Maria Heloyza Florentina Batista e Thiago Possoli dos Santos. Foram duas de prata, uma de bronze e seis de honra ao mérito.
O prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, celebrou a conquista e reforçou o compromisso do município com a educação. “Ver uma escola da rede municipal se destacar em uma competição nacional é motivo de grande orgulho. Investir na educação, é investir no futuro das nossas crianças e adolescentes, e continuaremos apoiando iniciativas que levem conhecimento e novas oportunidades para nossos estudantes,” reforçou.
A iniciativa, realizada pelo Tesouro Nacional em parceria com a B3 e apoio do Ministério da Educação, incentiva a educação financeira desde cedo, preparando os jovens para um futuro mais consciente e sustentável.
A participação da escola na OLITEF foi organizada pela professora Marlene Jucelia Beloli, que inscreveu 115 alunos na competição em outubro de 2024. O projeto contou ainda com o apoio das professoras Andréia Gimenes(Geografia), Kamila Ambrósio (Inglês) e Daniela Gomes Bardini (Língua Portuguesa), que cederam parte de suas aulas para o estudo e auxiliaram na organização da competição.
Entre os premiados, a estudante Sarah Rodrigues Maria obteve a maior pontuação, garantindo a oportunidade de representar a escola e o município de Criciúma na cerimônia oficial em Brasília junto com a sua mãe. “Essa conquista demonstra a importância dos nossos alunos participarem de competições como essa. Iniciativas como essa, tem impacto positivo na formação dos estudantes. Parabenizo os professores e alunos pelo empenho e dedicação”, destacou a secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette.
Escola também é premiada
A E.M.E.B. Dionízio Milioli foi uma das duas escolas de Santa Catarinas contempladas com prêmios, recebendo 19 notebooks, três impressoras e data show, equipamentos que serão utilizados para aprimorar a infraestrutura pedagógica da escola. “Nossa escola busca formar cidadãos com ética e crítico do próprio saber, esse prêmio mostra que a escola está no caminho certo. O prêmio é o reconhecimento do esforço e dedicação dos professores, funcionários e estudantes da escola. Esse prêmio contribuiu para o fortalecimento da comunidade escolar, deu mais visibilidade à escola, tornando-a mais atraente para aqueles que buscam uma educação de qualidade”, enfatizou a diretora da Unidade Escolar, Izabel Cristina Fernandes Cunha.
A conquista da E.M.E.B. Dionízio Milioli reafirma o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em promover iniciativas inovadoras e fortalecer a aprendizagem dos alunos, incentivando a participação em competições e projetos que proporcionam crescimento acadêmico e pessoal.
” É importante que os estudantes participem de provas, eventos, feiras que diferem do cotidiano escolar, essas experiências extras classes, além de promover o conhecimento, contribui também para as experiências pessoais dos estudantes e também legitimar a importância da educação pública municipal.” Micheli da Costa Bez Birolo, Gerente Pedagógica e de Gestão.
Educação Financeira
A OLITEF, além de premiar os participantes, tem como principal objetivo educar os jovens sobre finanças pessoais, investimentos e economia, estimulando a gestão financeira consciente e capacitando professores com materiais didáticos e formação especializada.
Na edição de 2024, a olimpíada contou com a participação de 6.560 escolas públicas de todo o país, premiando mais de 61 mil estudantes e formando 17 mil professores em educação financeira.