Primeiro mutirão de castração de 2025 acontece neste sábado em Criciúma

Ação será realizada no Centro Comunitário do bairro Colonial, das 8h às 12h
Primeiro Mutirão de Castração 2025 acontece nesta semana em Criciúma. A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, via Núcleo de Bem-Estar Animal (NUBEA), realizará neste sábado (29) o Mutirão de Castração no bairro Colonial. A ação acontecerá no Centro Comunitário Colonial, das 8h ao meio-dia.
O tutor deve residir no bairro Colonial ou em bairros próximos para se cadastrar. Para o cadastro dos animais, o responsável deve apresentar o CPF, RG e comprovante de residência no município de Criciúma. A castração é realizada mediante agendamento pelo WhatsApp (48) 3445-8729. Os animais serão castrados, microchipados e receberão as medicações pós-operatórias.
O superintendente de Bem-estar Animal, Andrey Manoel, afirma que a castração não é apenas um ato de responsabilidade, mas também uma ação que contribui diretamente para a redução do abandono e da superpopulação animal. “Todos os anos, animais são deixados nas ruas devido ao aumento de filhotes, e a castração é uma das formas mais eficazes de combater esse problema”, destaca.
Castração
Segundo a Draª Beatriz Silveira, médica veterinária a frente dos atendimentos do Nubea, os benefícios vão além de reduzir a natalidade de filhotes indesejados. “A castração também colabora para a longevidade e bem-estar dos animais. A cirurgia é um procedimento cirúrgico simples que proporciona a diminuição dos quadros de câncer de mama, de próstata, de testículo, tumores de ovário ou de útero e várias doenças sexualmente transmissíveis. Além disso, a castração ajuda a diminuir brigas e fugas dos animais, ou até mesmo a urinação em locais inadequados”, explica.
O coordenador do Nubea, Leonardo Cizeski, explica que o procedimento leva em torno de 30 a 40 minutos. O tutor leva o animal até a instalação e precisa aguardar até a finalização do processo.
Leonardo enfatiza a importância dos cuidados básicos necessários para o bem-estar do animal após o procedimento. “No dia da castração, é recomendável levar uma roupinha ou um cone para colocar no bichinho. Depois da cirurgia, é preciso manter um cuidado durante dez dias: cinco dias com aplicação de remédio e mais cinco para cuidar dos pontos, como passar um soro caseiro para evitar infecção”, pontua.