Geral

Samae de Urussanga realiza limpeza em barragens

No Rio Salto, uma das barragens estava fora de operação por causa do assoreamento

O Samae de Urussanga iniciou os trabalhos de limpeza e desassoreamento das barragens do Rio Salto. A primeira etapa da ação está concentrada em uma das três pequenas represas da região, que estava fora de operação há cerca de dois anos devido ao completo assoreamento da base até o vertedouro.

Segundo o diretor do Samae e vice-prefeito de Urussanga, Renato Bez Fontana, a barragem abastece os bairros Rio Salto, Pirago, Vila Romana e região. “Essa é uma limpeza muito oportuna e necessária. A represa estava totalmente assoreada e sem condições de uso. Estamos iniciando por aqui para, em seguida, dar continuidade às outras duas barragens que também fornecem água para a região do Rio Salto”, afirmou.

Com a reativação da represa, a capacidade de abastecimento da região será ampliada, possibilitando maior segurança hídrica em períodos de estiagem. “Com uma das três barragens fora de operação, perdíamos cerca de um terço do potencial de captação. Agora, poderemos utilizar toda a estrutura novamente”, explicou Renato.

Após a conclusão das intervenções no Rio Salto, o Samae pretende estender os trabalhos para as barragens que abastecem a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Café, na região de São Pedro, e também para a barragem do Rio Maior, uma das fontes que abastecem a principal ETA do município.

“Nosso objetivo é fornecer água de qualidade, com tratamento adequado, controle de qualidade e manutenção das captações em condição limpa. Isso garante tanto a qualidade quanto a quantidade de água necessária para a população de Urussanga”, completou o diretor e vice-prefeito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo