Siderópolis realiza sexta edição do mutirão de castração e atinge 230 animais esterilizados

Siderópolis realizou a sexta edição do mutirão de castração, chegando à marca de 230 animais castrados no município. Esta foi a segunda ação deste ano que garantiu a esterilização de 53 animais, entre 31 gatos e 22 cachorros. Todos passaram pelo procedimento cirúrgico e receberam atendimento pré e pós-operatório, incluindo medicação e microchipagem.
O serviço é realizado de forma gratuita para a população, oferecido pelo Governo Municipal, em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (Famsid) e com apoio do Instituto de Defesa dos Direitos dos Animais de Siderópolis (Iddasi).
“A castração é de extrema importância, pois sabemos que, além do controle populacional dos animais, também previne algumas doenças, prolonga a vida média dos pets e os deixa mais calmos”, destacou o presidente da Famsid, Vinicius Pasquali Antunes Pinto.
Novos cadastros
O próximo mutirão está programado para os dias 28 e 29 de abril, e o cadastro já pode ser realizado. Ao todo, serão abertas 90 vagas, sendo 45 para o dia 28 e outras 45 para o dia 29. O cadastro deve ser feito na Famsid e é necessário apresentar um documento com foto, comprovante de residência e o cadastro do CadÚnico da Assistência Social. “As pessoas que adotaram um animal de rua podem procurar a Famsid, e junto ao fiscal de bem-estar animal, avaliar a possibilidade de liberação da castração gratuita”, explicou Vinicius.
Ainda segundo ele, existe a possibilidade daqueles que não se enquadram no critério de renda optarem pela castração social, com valores que variam de R$ 190 a R$ 250, conforme o peso do animal.
“Vamos continuar apoiando ações como esta, que beneficiam não só os animais, mas a saúde pública de toda população. É importante dar amparo aos pets que precisam da nossa ajuda”, elencou o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.