Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Criciúma implementa Centro de Atendimento ao Autista

Espaço será construído no antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho
No Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, comemorado nesta quarta-feira (2), o Governo de Criciúma recebeu as chaves do imóvel onde será construído o Centro de Atendimento ao Autista. O espaço será implementado no antigo Alvorada Clube, no bairro Pinheirinho, atualmente administrado pela Associação de Professores e Funcionários da Unesc (Aprofucri). O objetivo é melhor acolher e aprimorar o desenvolvimento educacional de estudantes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os primeiros trabalhos de limpeza do local devem começar a partir do dia 18 de abril.
“Hoje, no Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, damos um passo muito importante para Criciúma. Recebemos as chaves do imóvel onde será construído o Centro de Atendimento ao Autista. Esse espaço foi pensado para acolher e oferecer suporte especializado às crianças autistas da nossa rede municipal, garantindo um atendimento multiprofissional que contribua para o desenvolvimento delas. Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, em especial à equipe da Educação, que vem trabalhando para fortalecer a inclusão em nossas escolas”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
Inicialmente, o Centro de Atendimento ao Autista atenderá crianças diagnosticadas com TEA matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Criciúma. O atendimento multiprofissional será realizado no contraturno escolar dos estudantes. Atualmente, a rede municipal possui 724 crianças autistas, distribuídas nas 62 instituições de ensino.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Geovana Benedet Zanette, a iniciativa deve criar uma rede de apoio para as famílias dos estudantes com o espectro. “Queremos realizar um trabalho intenso de orientação e capacitação com as famílias dos estudantes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista. Santa Catarina possui dois modelos de atendimento ao autista que prestam um excelente trabalho e que serviram de inspiração para o nosso projeto”, destacou a secretária.
O projeto será executado conforme as necessidades do município, mas utiliza como inspiração o modelo de abordagem de duas outras instituições catarinenses: o Complexo Neurossensorial Casa do Autista, localizado em Balneário Camboriú, que usa o método terapêutico Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para realizar o atendimento às crianças e suas famílias há um ano; e o Centro de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista de Itapema, que também oferece suporte multiprofissional aos residentes do município.
Ações do mês em alusão ao autismo em Criciúma
Ao longo deste mês, os alunos da rede municipal de ensino também participarão de atividades alusivas nas escolas sobre a importância da conscientização do autismo. Um livro de literatura intitulado ” Sou diferente e daí? tem lugar aí para mim? da escritora Aline Campos que visa trabalhar a empatia e o respeito a pessoa com deficiência.
Um caderno orientador sobre o processo de inclusão na rede regular de ensino foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Criciúma e será distribuído aos monitores das 62 escolas da rede.
Este material alinha-se ao tema nacional da campanha de conscientização do TEA de 2025: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. Além disso, a secretária de educação Geovana Benedet Zanette, fará parte da abertura do VI Simpósio LAND, com o tema “Neurociência da Educação no Autismo: Das Bases Neurobiológicas às Práticas Pedagógicas”, que acontecerá nesta sexta-feira (4) e sábado (5), em Criciúma.
Projeto mãos que acolhem
Organizado pela Secretaria de Saúde, por meio da recém-criada Coordenação da Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência, o projeto Mãos que Acolhem tem como objetivo proporcionar momentos de autocuidado aos pais atípicos, que muitas vezes não recebem a devida atenção devido à intensa rotina de dedicação aos filhos e familiares, o que frequentemente leva ao esgotamento físico e emocional.
Atividades do projeto em abril:
Dias 4, 11 e 25 de abril, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, no Integra Mente, Rua Giácomo Sônego Neto, bairro Pinheirinho:
– Auriculoterapia
– Massoterapia
– Grupo de Relaxamento
– Grupo de Meditação e Reiki
– Dicas de Beleza
Inscrições: APAE, CER e AMA ou pelo e-mail fisioterapia@criciuma.sc.gov.
Teatro “Flicts: um lugar para se chamar de lar”
Programação nas escolas:
07/04 – EMEB Pascoal Meller
16/04 – EMEB Dionisio Milioli
28/04 – EMEB José Contim Portella
28/04 – EMEB Jorge da Cunha Carneiro
29/04 – EMEB Professor Francisco Skrabski
Sessões adaptadas no Parque Astronômico
Os pais de crianças autistas que buscam uma opção de lazer em família poderão participar de sessões adaptadas no planetário em Criciúma. Com um olhar inclusivo, durante o Mês de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. O Parque Astronômico Albert Einstein E=mc² terá sessões extras adaptadas para as pessoas autistas, todos os sábados, às 16h, e domingos, às 18h, no Planetário do Parque Astronômico. A entrada é gratuita e mediante inscrição pelo WhatsApp (48) 3431-0400. As vagas são limitadas a 20 pessoas por sessão (incluindo crianças e familiares).