Geral

Parceria entre Acic e Cedup leva estudantes para imersão nas empresas

Iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma vivência prática no ambiente empresarial

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes do Ensino Médio uma vivência prática no ambiente corporativo, a Associação Empresarial de Criciúma (Acic) e o Centro de Educação Profissional Abílio Paulo (Cedup) de Criciúma firmaram uma parceria que prevê a imersão dos alunos no dia a dia das empresas.

A iniciativa, que começa a ser implementada neste semestre, envolverá cerca de 40 estudantes do curso Técnico em Comércio, do Ensino Médio Integrado. A proposta inclui visitas técnicas e mentorias com empresas associadas à Acic, promovendo a aproximação entre a teoria aprendida em sala de aula e a prática vivida nas organizações.

“A região está diante de desafios que precisam ser enfrentados com urgência, e um dos principais é a questão da mão de obra – tanto em relação à sua disponibilidade quanto à qualificação. Projetos como esse, em parceria com instituições como o Cedup, são fundamentais para aproximar os jovens da realidade das empresas e prepará-los para a vida profissional”, reforça o presidente da Acic, Franke Hobold. 

“Ao abrir as portas das empresas para os estudantes, damos um passo importante na construção de profissionais mais bem preparados e competitivos, o que também fortalece as organizações”, acrescenta Hobold. 

“A Acic já é uma parceira de longa data do Cedup. Com esse projeto, estreitamos ainda mais essa relação entre a iniciativa privada e a nossa instituição, cuja missão é formar profissionais capacitados para atuar conforme as demandas do mercado”, destaca o diretor do Cedup de Criciúma, Helton Jeremias de Souza.

Ele acrescenta que a proposta contribui para ampliar o contato dos alunos com o ambiente empresarial desde os primeiros períodos da formação técnica. “Precisamos dessa aproximação não apenas na etapa final, como no estágio ou na atuação como jovem aprendiz, mas ao longo da jornada, com experiências práticas, como essa imersão nas empresas”, ressalta.

Com quase 1,8 mil estudantes atualmente, o Cedup oferece, além do curso em Comércio, formações técnicas em áreas como Marketing, Ciência de Dados, Informática, Edificações, Administração, Química e Alimentos.

Experiência dos estudantes

A professora Maria Izanette Martins, responsável pelo projeto, reforça os diversos benefícios que a experiência trará para os jovens. “Além de integrar teoria e prática, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades como comprometimento, respeito, inovação, criatividade e planejamento de carreira, com foco na economia criativa”, afirma.

Segundo ela, os alunos serão organizados em grupos por áreas de interesse, de acordo com os conteúdos já estudados em sala. Em seguida, participarão de visitas técnicas e mentorias com profissionais das empresas, conhecendo de perto as rotinas e desafios de diferentes setores.

“Depois dessa etapa, eles realizarão pesquisas e farão propostas de melhoria à gestão da empresa, elaborando um projeto com base na vivência prática. Será uma porta de entrada desses estudantes no mercado de trabalho, e as empresas poderão identificar talentos e potenciais profissionais”, completa.

Ao final do ciclo, os projetos desenvolvidos serão apresentados em um seminário promovido na sede da Acic.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo