Geral

Criciúma avança na limpeza da rede aérea com nova etapa da Operação Limpa Fios

Força-tarefa entre Prefeitura, Celesc e operadoras removeu 700 quilos de cabos inativos no bairro Comerciário 

A segunda etapa da Operação Limpa Fios, realizada nesta terça-feira (6), na rua Almirante Barroso, no bairro Comerciário, em Criciúma, resultou na retirada de cerca de 700 quilos de cabos inativos. A ação é uma iniciativa conjunta da Administração Municipal, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) e da Cosip, em parceria com as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) e empresas de telefonia e internet. 

Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a operação representa mais um avanço na melhoria do ambiente urbano. “Estamos comprometidos em garantir uma cidade mais limpa, segura e visualmente organizada. Essa ação mostra a força do trabalho conjunto entre os setores público e privado em benefício da população”, destacou. 

Planejamento técnico ampliou alcance da operação 

Com os ajustes técnicos e logísticos realizados após a primeira fase da operação, na rua Marechal Deodoro, as equipes conseguiram atuar em 25 postes, mais que o dobro da etapa anterior. “Tivemos uma operação mais eficiente, em menos tempo e com mais segurança. Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o diretor de Iluminação Pública, Celsinho Menezes.  

Apoio do trânsito garantiu agilidade e segurança 

A participação da equipe de trânsito foi essencial para o bom andamento dos trabalhos. O superintendente de Trânsito, sargento Edno Dutra, explicou que o planejamento começou logo nas primeiras horas do dia. “Realizamos bloqueios parciais, implantamos o sistema ‘siga e pare’ e organizamos o acesso dos caminhões da Celesc e da Cosip. Tudo isso garantiu agilidade e segurança para trabalhadores e motoristas”, detalhou 

Normas federais exigem remoção dos fios pelas operadoras 

Além de contribuir para a limpeza visual da cidade, a operação atende à Resolução Conjunta nº 4/2014, da Aneel e da Anatel, que regulamenta o uso compartilhado de postes entre concessionárias de energia elétrica e operadoras de telecomunicações. Conforme a norma, cabe às empresas de telefonia e internet remover os cabos inativos. Ao participar da força-tarefa, essas operadoras evitam sanções previstas pela legislação. 

Próximas etapas serão intensificadas a partir de agosto 

O cronograma da Operação Limpa Fios seguirá ativo nos próximos meses. Estão previstas ações quinzenais em maio, junho e julho, com ampliação da frequência a partir de agosto. “O volume de fios irregulares ainda é alto, mas estamos empenhados em transformar essa realidade com ações contínuas e bem planejadas”, finalizou Celsinho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo