Sábado Especial de Dia das Mães movimenta Cocal do Sul com cultura, saúde e diversão

Café na praça, dança no coreto, som na caixa e cuidados com a saúde: assim promete o clima deste sábado(10) em Cocal do Sul. A cidade recebe mais uma edição do Sábado Especial, agora em homenagem ao Dia das Mães. A programação será voltada para toda a família e o comércio ficará aberto das 8 às 17h.
Das 9h às 13h, as praças Cônego João Dominoni e a Coberta Mariza Terezinha Búrigo Pagnan recebem uma programação que une cultura, diversão, bem-estar e serviços de saúde.
A abertura oficial acontece às 9h30, seguida de uma sessão de alongamento. Às 10h, a professora Xandra agita a praça com um aulão de dança, e às 10h30, o Grupo Asas da Liberdade apresenta a coreografia “Dança Cigana”, a mesma que representou Cocal do Sul nos Jogos da Terceira Idade em São Bento do Sul.
Durante toda a manhã, o público poderá passear pela feira com produtos artesanais, mimos, comidas e presentes criativos, além de aproveitar os brinquedos infláveis gratuitos para as crianças.
O Espaço Saúde também estará em ação com aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, orientação sobre saúde bucal e mental, além de uma ação especial de conscientização sobre a fibromialgia e demonstrações de uricoterapia.
Para o prefeito Ademir Magagnin, o Sábado Especial representa o cuidado com as pessoas e valorização da economia local.
“Pensamos esse projeto como uma forma de reunir a comunidade, fortalecer o comércio local e valorizar a cultura e o bem-estar. É uma alegria ver esse compromisso se transformando em realidade e aproximando ainda mais as pessoas da cidade que elas ajudam a construir”, ressalta.
Paralelamente, acontece o Dia D da vacinação contra a gripe: todas as unidades de saúde do município estarão abertas com vacinação liberada para todos os públicos. Cocal do Sul já lidera a região da AMREC com 38% de cobertura, mas a meta é aumentar. “Mesmo com a melhor cobertura da região, ainda estamos abaixo da meta. Agora, com a campanha ampliada, queremos proteger ainda mais pessoas”, explica a secretária de Saúde, Giovana Galato.
O projeto Sábado Especial surgiu ainda no plano de governo, segundo o secretário de Cultura e Turismo, Juarez Fogaça.
“Tiramos do papel e, desde março, colocamos em prática sempre no segundo sábado de cada mês, junto com o horário especial do comércio. O objetivo é resgatar a cultura, valorizar a história da cidade e movimentar a praça. Isso atrai moradores e também quem passa por Cocal, incentivando o comércio local e gerando um novo olhar para a cidade”, explica.
O evento é promovido pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio das demais secretarias.