Câmara de Criciúma intermedia apoio da Prefeitura ao Cerco de Jericó

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, nesta quinta-feira (15), uma intermediação entre a Paróquia São Paulo Apóstolo e representantes do Poder Executivo municipal. A reunião teve como principal objetivo apresentar as demandas para a realização do tradicional Cerco de Jericó e reforçar o convite para que os gestores públicos participem do evento, que acontecerá entre os dias 29 de junho e 5 de julho. O encontro foi realizado no Paço Municipal.
Representaram o Legislativo o presidente da Câmara, Marcio Daros da Luz, a 1ª secretária Gorete Corrêa Boaroli, e o 2º secretário Marcos Machado, o Marquinho. Os três vereadores integram a comunidade paroquial e atuam ativamente em diferentes frentes dentro da igreja.
“Todos os anos nós fazemos o Cerco de Jericó, que é um momento bonito de avivamento da fé e de união das oito comunidades que fazem parte da Paróquia São Paulo Apóstolo. É um momento muito importante da Igreja, e o apoio do poder público é fundamental”, destacou o padre Eloir Borges, pároco da São Paulo Apóstolo. “Além de convidar o prefeito e o vice, viemos fazer alguns pedidos à prefeitura, especialmente à Fundação Cultural, já que recebemos pessoas de vários lugares durante a semana de oração”, acrescentou.
A expectativa para este ano é superar o público de edições anteriores. Em 2024, mesmo com as baixas temperaturas, o evento reuniu mais de mil pessoas por dia. “O município sempre foi um parceiro importante na realização do Cerco de Jericó, por isso aproveitamos a oportunidade para reforçar o convite ao prefeito, tanto para participar do evento quanto para manter o apoio institucional à festa. O Cerco de Jericó está crescendo a cada ano. Esperamos um público ainda maior que o do ano passado. A perspectiva é que vamos ultrapassar dez mil pessoas”, afirmou o presidente da Câmara, Marcio Daros, que também atua como coordenador do pastoreio na Capela São Luiz Gonzaga, pertencente à paróquia.
Segundo os vereadores presentes, a presença do Legislativo na reunião com o Executivo teve como foco fortalecer os pedidos feitos pela Paróquia e garantir a união de esforços para o sucesso do evento. “Nosso principal objetivo ao participar dessa reunião foi dar respaldo à Paróquia, já que nós três, vereadores, fazemos parte da ação pastoral da Paróquia São Paulo Apóstolo. Conhecemos de perto a dinâmica do Cerco de Jericó e sabemos o quanto a comunidade se envolve e se mobiliza em torno desse evento tão importante”, destacou a vereadora Gorete Boaroli. “Minha ligação com a Igreja vem de muitos anos. Fui catequista no Morro Estevão e participo ativamente da Paróquia há muitos anos.”
Já o vereador Marcos Machado, o Marquinho, também ressaltou seu envolvimento com a Igreja Católica e a importância do Cerco de Jericó para a vida espiritual da comunidade. “Sou coordenador do Apostolado da Oração na Igreja Nossa Senhora da Consolata, no Morro Estevão, que é ligada à Paróquia São Paulo Apóstolo. Esse convite do Padre Eloir para ajudar nessa interlocução é fruto dessa relação. O Cerco de Jericó é um momento em que as pessoas fazem seus propósitos, agradecem, e se aproximam de Deus. E por isso estamos aqui, para ajudar”, explicou.
A mobilização reforça a importância do diálogo entre a sociedade civil organizada e o poder público para a realização de eventos que, além de religiosos, também têm impacto social e cultural. “A igreja também faz um grande bem à sociedade. Estarmos juntos nesse momento é uma forma de unidade. Afinal, lá está uma parcela do povo, o mesmo povo que está com o prefeito, com o vice, com os vereadores. É essencial esse apoio do Legislativo e do Executivo”, concluiu o padre Eloir.